Lusa

Ministro esclarece que apelo para não visitar Portugal era só para a Páscoa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros veio esclarecer esta semana que o apelo que tinha feito para que os emigrantes não visitassem Portugal, se aplicava apenas às férias da Páscoa, mas não ao verão, como aparentemente tem circulado nas redes sociais.

“O novo Coronavírus, o Covid-19, não é o único vírus que temos de combater. Também perigoso é o vírus da desinformação, das ‘fake-news’, da distorção das coisas que nós dissemos” diz Augusto Santos Silva, num vídeo colocado nas redes sociais do Ministério.

O Ministro confirma que, por ocasião da Páscoa, lançou um apelo, aliás retomado pelo LusoJornal, para que os Portugueses residentes no estrangeiro não visitassem Portugal por esta altura em que está em vigor o estado de emergência sanitária.

“Esse apelo dizia apenas respeito à Páscoa” diz o Ministro. “Está a ser reproduzido agora sugerindo que esse apelo tinha a ver com as próximas férias de verão. Queria aqui dizer, com toda a clareza que isso é falso”.

“Pedimos aos Portugueses que não visitassem Portugal no período da Páscoa por razões que eram evidentes. Felizmente os Portugueses responderam positivamente e nós não tivemos visitas dos nossos emigrantes no período da Páscoa. Foi um facto doloroso, mas que todos nós percebemos que era necessário para limitar a propagação do vírus, para o mais rapidamente possível nós ganharmos esta batalha. Foi isso apenas que sucedeu”.

Augusto Santos Silva garante que o apelo não tinha a ver com as férias de verão. “Quanto ao futuro, a nossa esperança é que as coisas se resolvam até lá e que nós possamos todos reencontrarmo-nos o mais brevemente possível. O que significa também encontrarmo-nos com os queridos compatriotas que vivem no estrangeiro”.

Por enquanto trata-se apenas de uma “esperança”, que é certamente partilhada por milhares de Portugueses que gostariam de ir passar as férias de verão a Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]