Missa em memória de Sá Carneiro no Santuário de N. Sra. de Fátima de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

No próximo domingo, dia 11 de dezembro, às 10h45, uma Missa em memória do antigo Primeiro Ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, vai ter lugar no Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Marie Médiatrice, em Paris.

Esta missa em memória de Sá Carneiro, que morreu num acidente de aviação em Camarate – alguns dirão atentado – realiza-se todos os anos em Paris, numa iniciativa da Secção de Paris do Partido Social Democrata (PSD).

Francisco Sá Carneiro nasceu no Porto, no dia 19 de julho de 1934, era advogado e foi eleito Deputado ainda durante o Estado Novo. Depois do 25 de Abril fundou – com Pinto Balsemão e com Magalhães Mota – o Partido Popular Democrático (PPD), que mais tarde se transformou em PSD.

Sá Carneiro foi membro do primeiro Governo provisório logo depois do 25 de Abril, foi Deputado na Assembleia Constituinte de 1975 e em 1979 ganhou as eleições legislativas à frente da Aliança Democrática (AD) – uma coligação entre o PSD, o CDS e o PPM – e foi nomeado Primeiro Ministro.

No dia 4 de dezembro de 1980, apanhou um avião em Lisboa, em direção ao Porto, onde ia acompanhado pelo Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, mas o avião despenhou-se em Camarate e os dois membros do Governo morream. Foi o único Primeiro Ministro de Portugal a morrer durante as suas funções.

O Santuário situa-se no nº 48 bis boulevard Sérurier, em Paris 19 (Metro: Pré Saint Gervais).

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]