LusoJornal / Jorge Campos

Missa de Natal na Pastoral Portuguesa de Lyon

A Comunidade católica portuguesa do grande Lyon (69) participou na tradicional Eucaristia do Natal de Cristo, na Paróquia de St Bruno, no bairro da Croix Rousse, no passado dia 25 de dezembro. O padre Matteo presidiu à celebração, e no final também teve lugar o «Beijar do Menino Jesus».

A Comunidade participou em comunhão com o grupo coral ao entoarem cânticos ao Menino Jesus, e onde se criou um ambiente de festa natalícia bem portuguesa. «Por vezes vou até Portugal, mas este ano não calhou, mas não podia faltar a esta missa e quando tem português, tem outro valor sentimental. Vivermos as nossas tradições populares e religiosas, é uma grande riqueza e equilíbrio para todos. Um grande obrigado a quem as prepara e tudo organiza» disse ao LusoJornal Maria dos Santos.

«Foi mais um Natal cheio de grandes símbolos onde os católicos puderam festejar o nascimento de Cristo. Eu vim de Portugal passar esta festa com a família e sempre que o possa fazer, não deixarei de o fazer, pois é também um exemplo para os netos e outros mais, e darmos este testemunho de fé, penso que é muito importante não só para nós, mas também para todos» disse por seu lado Carlos Alberto. «Não é só para o comes-e-bebes, temos também de pensar para o lado da partilha e da amizade, com e nas famílias e assim criarmos grandes lembranças para se recordarem mais tarde».

São muitos os Portugueses que residem na região de Lyon, Rhône Alpes e Auvergne – fala-se em cerca de 120 mil. Muitos fazem o trajeto de carro ou de avião até às suas terras de origem, em Portugal, para passar em família esta quadra natalícia. Correm por vezes grandes riscos ao afrontarem a fadiga, pois o tempo é muito curto para tudo fazer, a viagem de automóvel, de ida e volta, e se viverem as festas.

A Pastoral portuguesa de Lyon deixou os votos de um Bom Natal e um início de um bom Ano Novo 2018 para todas as famílias.

No final, a Comunidade pode visitar um Presépio «Napolitano» que os responsáveis da Paróquia de St. Bruno tinham em exposição numa das capelas laterais da igreja. O Presépio vai estar patente ao público até 7 de janeiro, durante as horas de abertura da igreja.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]