Lusa | Paulo Novais

Morreu antigo Artur Jorge, antigo Treinador do Créteil/Lusitanos e do PSG


Artur Jorge, antigo Selecionador português e Treinador Campeão europeu pelo FC Porto, morreu aos 78 anos, anunciou hoje a família em comunicado.

“É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos”, lê-se no comunicado.

Como Treinador, Artur Jorge, nascido no Porto, teve o momento alto da carreira em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto, tendo sido igualmente Selecionador nacional em duas ocasiões.

A carreira de treinador começou em 1980/81, como Adjunto no Vitória de Guimarães, estreando-se na época seguinte como Treinador principal no Belenenses, numa temporada em que também esteve no Portimonense.

Artur Jorge chegou ao FC Porto em 1984/85, do qual saiu após a conquista da Taça dos Campeões Europeus para treinar os franceses do Matra Racing, regressando aos ‘dragões’ em 1988/89.

.

Créteil/Lusitanos manifesta “tristeza”

O Créteil/Lusitanos expressou hoje a tristeza com a morte do Treinador português Artur Jorge, que comandou o clube francês em 2006/07.

“O Créteil/Lusitanos teve a tristeza de saber da morte de Artur Jorge, Treinador do clube na época 2006/07. Com passagens por FC Porto, Paris Saint-Germain, Benfica ou ainda pela Seleção de Portugal, Artur Jorge trouxe toda a sua experiência para o clube”, enalteceu o emblema francês, na rede social Instagram.

Esta foi a última experiência na Europa de Artur Jorge, antes de uma interrupção na carreira até novembro de 2014, quando assinou pelos argelinos do MC Alger, o seu último clube.

“O Creteil-Lusitanos expressa as suas mais sinceras condolências à família e familiares de Artur Jorge, e saúda a memória de um homem cujo coração batia pelo futebol”, rematou o clube francês, atualmente no National 2, o quarto escalão.

.

Artur Jorge deu o primeiro título de Campeão ao PSG

A primeira passagem pela Seleção portuguesa acontece em 1990 e 1991, iniciando o falhado apuramento para o Euro1992, seguindo-se uma passagem pelo Paris Saint-Germain, antes do regresso a Portugal para treinar, sem sucesso o Benfica.

Artur Jorge voltou a comandar a Seleção no apuramento para o Mundial1998, que também falhou, seguindo-se passagem por Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr e Al Hilal (Arábia Saudita), Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr (Kuwait), Creteil/Lusitanos e Alger, além da Seleção dos Camarões e da Suíça.

Ao longo da carreira de Treinador, Artur Jorge conquistou três Campeonatos portugueses, uma Supertaça e uma Taça de Portugal pelo FC Porto, além da ‘Champions’.

Artur Jorge ficou ainda na história do Paris Saint-Germain, ao qual deu o seu primeiro título de campeão, em 1985/86.

Como futebolista, Artur Jorge começou a carreira no FC Porto, mas cedo se mudou para a Académica, da qual seguiu para o Benfica, no qual teve os seus principais momentos, acabando a carreira no Belenenses e nos norte-americanos do Rochester Lancers.

Pelos ‘encarnados’, o avançado, que foi 16 vezes internacional pela seleção portuguesa, venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.