Morreu Eduardo Saraiva ex-Adjunto na Secretaria de Estado das Comunidades

Morreu em Lisboa, onde vivia, vítima de doença prolongada, Eduardo Saraiva. Foi durante muitos anos Assessor dos Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas José Lello e António Braga.

Eduardo Saraiva chegou à Secretaria de Estado das Comunidades pela mão de José Lello, tendo depois acompanhado o governante quando este foi Ministro dos Desportos. Mas regressou à Secretaria de Estado quando António Braga assumiu a pasta da emigração. Foi, de longe, o Adjunto que que mais tempo ficou na Secretaria de Estado que trata dos assuntos referentes à Emigração e às Comunidades portuguesas.

Recentemente dedicava-se à escrita, com o pseudónimo Eduardo Águaboa e assinou mesmo um livro com o jornalista Rui Neumann que está radicado em Paris, «Taras de Lisboa».

«Foi um choque quando recebi a notícia. Não sabia que ele estava doente. Falei com ele há dias, mas falou-me de projetos, não me falou de doenças» explica Rui Neumann ao LusoJornal. «O Eduardo era assumidamente um boémio, um sedutor, adorava brincar com as palavras e era uma personagem que vivia a vida a fundo com uma paixão particular pela portugalidade».

Eduardo Saraiva foi o «inventor» da Fundação Terra Nostra que unia José Lello e Maria Manuela Aguiar, dois carismáticos titulares da pasta das Comunidades em dois Governos diferentes. Mas a Fundação acabou por nunca ter tido a projeção que Eduardo Saraiva tinha previsto.

O velório decorre na Igreja de Benfica e o funeral para o Crematório de Barcarena terá lugar esta tarde, às 15h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]