Morreu o antigo Embaixador de Angola em França Assunção dos Anjos

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O ex-Ministro das Relações Exteriores de Angola e antigo Embaixador de Angola em França, Assunção dos Anjos, morreu ontem, em Espanha, informou, em comunicado, o Ministério que o diplomata tutelou entre 2008 e 2010.

“Foi com profunda dor e consternação que tomámos conhecimento do falecimento do Embaixador Assunção Afonso de Sousa dos Anjos”, refere a nota ontem emitida, assinada pelo atual Ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.

Com 76 anos, Assunção dos Anjos foi embaixador em França entre 1999 e 2002, tendo antes sido Embaixador em Espanha (1993-1999) e depois em Portugal (2002-2008), de onde saiu para ser Ministro das Relações Exteriores.

No mesmo comunicado é sublinhado que o ex-governante “foi um diplomata nato, que serviu o país com brio e dedicação como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola em França, Espanha e Portugal”.

“Neste momento de dor e luto, endereço, em nome da direção do Ministério das Relações Exteriores e dos demais funcionários à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar”, reagiu Téte António.

Assunção dos Anjos nasceu em Luanda, era membro do MPLA, e integrou cedo o Ministério das Relações Exteriores de Angola passando por várias funções. Foi Chefe do Gabinete do Primeiro-Ministro e Chefe do Gabinete do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, entre 1979 e 1993.

Quando, em 2010, cessou as funções de Ministro – sendo substituído por Georges Chicoti – passou a ser Conselheiro do Presidente da República, cargo que exerceu até agora.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]