Morreu o antigo Secretário de Estado da Emigração Luís Moita

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Morreu ontem o professor, sociólogo e investigador Luís Moita, aos 84 anos. Foi Vice-Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa e foi Secretário de Estado da Emigração, em 1975, durante apenas 23 dias!

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte e, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência, escreveu que “Luís Moita foi um democrata e um lutador pela justiça social, militante pela igualdade e pelas liberdades do nosso e de todos os povos”.

“Ainda há poucas semanas tinham estado juntos, na igreja de São Domingos, em Lisboa, numa comemoração dos 50 anos da Vigília da Capela do Rato, no quadro das comemorações dos 50 anos do 25 de abril”, lê-se na nota da Presidência.

Luís Moita foi académico, doutorado em Itália, professor catedrático, mas foi também foi um dos protagonistas da vigília da Capela do Rato, em 1972, e um estudioso da guerra e da paz, que cooperou com os países africanos.

Depois do 25 de Abril, aceitou integrar o V Governo Constitucional, cujo Primeiro-Ministro era Vasco Gonçalves. “Já sabíamos que o V Governo provisório era para durar pouco. O Presidente da República Costa Gomes disse-o na posse. Mas o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Ruivo, convenceu-me: disse-me que era importante para a Esquerda estar no Governo, em posição de força”, contou numa entrevista ao Expresso.

O Governo tomou posse a 8 de agosto de 1975 e cessou funções a 19 de setembro de 1975.

Foi condecorado em 10 de junho de 1998 com a Grande Cruz da Ordem da Liberdade e, em 07 de janeiro de 2005, foi condecorado pelo Presidente italiano como Grande Oficial da Ordine della Stella della Solidarietá Italiana.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]