Mundial 2018: Lusodescendente marcou primeiro golo da França

A França iniciou o Campeonato do Mundo de futebol neste sábado 16 de junho com uma vitória por 2-1 frente à Austrália.

Foi a estreia francesa em Kazan, em território russo, num estádio com muitos Australianos mas cujo ambiente e o apoio foi mais intenso do lado dos Franceses.

Neste jogo do Grupo C, os Franceses começaram bem o encontro, a controlar a posse de bola e a criar algumas ocasiões de golo. No entanto as oportunidades não se transformaram em golo e o empate permanecia.

Perto do fim dos primeiros 45 minutos, os Australianos até conseguiram ser mais perigosos e quase abriram o marcador, se o guarda-redes francês Hugo Lloris não tivesse realizado grandes defesas.

A segunda parte começou como a primeira com uma forte pressão dos «Bleus». Essa pressão vai resultar no primeiro golo dos Franceses. Aos 58 minutos de jogo, e após uma falta não assinalada na grande área sobre o avançado francês Antoine Griezmann, o árbitro Uruguaio do jogo, Andrés Cunha, decidiu utilizar o VAR (tecnologia do videoárbitro) e assinalar falta. A falta sendo na grande área, a França beneficiou de uma grande penalidade. Antoine Griezmann, avançado lusodescendente, acabou por marcar o primeiro golo da França no Mundial 2018.


Uma vantagem de curta duração visto que quatro minutos depois, foi a vez da Austrália empatar. Num cruzamento australiano, o defesa francês Samuel Umtiti tocou a bola com a mão. O árbitro não teve dúvidas e assinalou uma grande penalidade. O Capitão australiano Mile Jedinak marcou e empatou novamente o jogo.


À entrada para os últimos dez minutos, a França apontou um segundo golo. Após um remate do médio Paul Pogba, desviado por um defesa australiano, a bola, com uma trajetória estranha, conseguiu bater na trave e ultrapassar a linha. O golo foi validado pela Goal Line Technology (tecnologia da linha de golo) que mostrou que a bola tinha ultrapassado a linha de golo.


Os «Bleus» acabaram por vencer por 2-1 no primeiro jogo, no encontro de estreia, neste Mundial 2018 que decorre na Rússia. A França volta a jogar na quinta-feira 21 de junho frente ao Peru.


Recorde-se que a França integra o Grupo C juntamente com a Austrália, o Peru e a Dinamarca.