fpf.pt

Mundial Sub-20: Um lusodescendente e dois ‘franceses’ convocados

O treinador da seleção portuguesa de futebol de sub-20, Hélio Sousa, na conferência de imprensa, realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, divulgou a lista dos 22 jogadores, mas um dos quatro guarda-redes convocados será dispensado, pelo que a lista final terá 21 elementos, que vão participar no Mundial Sub-20 a decorrer na Polónia entre 23 de maio e 15 de junho. Nos eleitos encontramos um lusodescendente, Romain Correia (na foto), e dois jogadores que atuam ou atuaram em França: Rafael Leão no Lille e Rúben Vinagre no Monaco.

Depois das conquistas dos Europeus de sub-17, em 2016, e sub-19, em 2018, Hélio Sousa considera que esta geração tem capacidade para “conseguir algo mais” e arrecadar um troféu que Portugal arrecadou em 1989 e 1991.

“É uma geração que conseguiu algo único na Europa e que vai sentir-se muito motivada para conseguir algo mais. Parece que foi algo banal, apesar de nunca ninguém o ter conseguido. Eles vão querer afirmar-se novamente e deixar um marco para o país”, disse.

Contudo, o antigo médio e um dos integrantes da seleção de sub-20 que venceu o Mundial de 1989, referiu que o objetivo de Portugal “é sempre vencer o próximo jogo”, ainda que lembrando que “nestas fases finais, é muito importante estar no espaço seguinte da competição”, neste caso nos oitavos de final.

Já quanto à concorrência no grupo F do Mundial, Hélio foi perentório: “A Argentina tem uma geração de excelência, a Coreia do Sul tem sempre equipas muito organizadas e consegue formar excelentes equipas, e a África do Sul é uma equipa diferente, do futebol africano.”

A seleção nacional de sub-20 concentra-se na próxima segunda-feira, na Cidade do Futebol, onde vai começar a preparar a participação no Campeonato do Mundo.

Portugal está inserido no grupo F, juntamente com Coreia do Sul, Argentina e África do Sul. A seleção portuguesa estreia-se em 25 de maio, contra os sul-coreanos, seguindo-se os embates com os argentinos, em 28, e sul-africanos, em 31.

De notar que a Seleção conta com o defesa lusodescendente Romain Correia, nascido em Castres, que atua em no campeonato português no Vitória de Guimarães. Rúben Vinagre, defesa luso que atua no Wolverhampton na Inglaterra, jogou duas temporadas no Monaco em 2015/2016 e 2016/2017. Por fim o avançado luso, Rafael Leão, está a jogar no campeonato francês, representando o Lille, clube com o qual já apontou 8 golos.

Lista de convocados:

– Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton, Ing), Luís Maximiano (Sporting) e Ricardo Silva (FC Porto).

– Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Francisco Moura (Sporting de Braga), Diogo Dalot (Manchester United, Ing), Romain Correia (Vitória de Guimarães), Rúben Vinagre (Wolverhampton, Ing) e Thierry Correia (Sporting).

– Médios: Florentino (Benfica), Gedson (Benfica), Miguel Luís (Sporting), Nuno Henrique (Chievo, Ita) e Nuno Santos (Benfica).

– Avançados: Trincão (Sporting de Braga), Jota (Benfica), Mesaque Dju (West Ham, Ing), Pedro Correia (Sporting de Braga), Pedro Neto (Lazio, Ita) e Rafael Leão (Lille, Fra).

Com dois títulos mundiais no escalão de sub-20, conquistados em 1989 e 1991, a equipa das Quinas iniciará a prova diante dos coreanos, a 25 de maio, seguindo-se os embates com os argentinos, a 28 de maio, e África do Sul, a 31 de maio, sempre na cidade de Bielsko-Biala.

No total, a equipa das Quinas soma 11 participações no Campeonato do Mundo de sub-20, nas quais registou quatro presenças no pódio e foi eliminada apenas por uma vez na fase de grupos, em 1993, na Austrália.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]