Municipais: David Queirós quer continuar a ser Maire de Saint Martin d’Hères

Saint Martin d’Hères não é uma cidade qualquer. Colada a Grenoble, é a segunda maior cidade do departamento do Isère (38), com mais de 37 mil habitantes, e o atual Maire comunista, David Queirós, 45 anos, é candidato à sua própria sucessão.

Em 2014 David Queirós foi eleito com apenas 464 votos de vantagem para o candidato que o defrontou na segunda volta das eleições municipais. Agora, a sua candidatura não é propriamente uma surpresa, até porque tem beneficiado de um “bom mandato” e conseguiu um “largo consenso”.

David Queirós nasceu em Saint Martin d’Hères e sempre viveu na cidade. Estudou nas escolas da cidade e licenciou-se em ciências económicas. Em 1994 aderiu ao Partido Comunista Francês pelas mãos de René Proby, que viria a ser Maire da cidade de 1999 até 2014. O jovem David Queirós, acompanhou-o desde sempre. Foi Maire-Adjoint, passou pelos pelouros da juventude, finanças, desporto, alojamento, urbanismo, segurança… e em 2008 assumiu as funções de primeiro Maire-Adjoint, até que substituiu René Proby em 2014. Tinha pois uma longa formação para ocupar a pasta para a qual agora concorre pela segunda vez consecutiva.

A lista de David Queirós chama-se “SMH En Avant” e integra um outro nome português, o de Elisabeth Pereira. Concorre com três outras listas: a de Georges Oudjaoudi (sem portugueses), a de Philippe Charlot (que integra Maxime Curto, Joëlle Pereira e Thibaut Gomes) e a de Mohamed Gafsi (que integra Sandra Rosa, Christina Vilela, Anthony Pereira Fernandes e Florence Vasconcelos).

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]