Município de Arcos de Valdevez promove formação de jovens emigrantes no concelho

O Município de Arcos de Valdevez com a colaboração da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima pretende dar a conhecer à Comunidade de emigrantes em França, Suíça, Bélgica e Luxemburgo e outros países da União Europeia, que os emigrantes ou os seus descendentes podem obter um diploma profissional em Portugal, similar ao Bac Pro (Baccalauréat Professionnel).

O município garante que, “entre outros apoios, a estadia, os transportes e o material didático são gratuitos”.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez pretende “dar um contributo para aumentar o número de jovens com formação certificada; disponibilizar pessoas com formação profissional às empresas que se debatem com falta de trabalhadores qualificados; divulgar as oportunidades de formação e emprego no concelho; e apoiar a fixação e o regresso de pessoas ao concelho”.

“A região está, neste momento, em expansão. São, cada vez mais, as empresas, nomeadamente francesas, que se instalam e têm necessidades de mãos-de-obra em diferentes áreas” diz uma nota do município.

A EPRALIMA oferece um leque alargado de 9 cursos, tem 500 alunos e oferece estágios em empresas e instituições que permitem aos alunos demonstrar as suas capacidades profissionais.

Aos jovens interessados em estudar em Arcos de Valdevez e obter um certificado profissional, a EPRALIMA tem os seguintes Cursos Profissionais Técnico de: Cozinha/Pastelaria; Restaurante-Bar; Eletrónica, automação e comando; Desporto; Informática, instalação e gestão de redes; Proteção civil; Animação de turismo; Design – Design de interiores e exteriores; Esteticista.

Os alunos que forem de França ou outro país da União Europeia podem usufruir de subsídio de refeição gratuito, alojamento gratuito, com todas as despesas associadas, transporte gratuito, todos os materiais pedagógicos gratuitos, seguro de acidentes pessoais gratuito e estágios em empresas portuguesas e estrangeiras gratuitos.

“Pretende-se criar condições para que os emigrantes ou os seus descendentes possam regressar à sua terra, obterem formação e desenvolverem a sua atividade profissional” diz a nota do município enviada ao LusoJornal.

 

Redução do desemprego no concelho

De referir que Arcos de Valdevez fechou o 1º semestre de 2018, com uma redução do desemprego em 30% face ao mesmo período homólogo do ano anterior. “Houve uma descida do número de desempregados, em todos os grupos etários e graus de escolaridade, mantendo a trajetória de descida do desemprego no concelho”.

“Apraz-nos relevar, o investimento que tem vindo a ser realizado pelo Município e com vários parceiros, nomeadamente na realização de vários eventos promocionais das potencialidades do concelho, na modernização dos parques empresariais e num conjunto de incentivos, dos quais se destacam: a isenção de derrama; preços simbólicos na aquisição de terrenos industriais; a redução de 50% das taxas municipais; a Via Verde para o empreendedor, com redução em 50% dos prazos para licenciamento; o acompanhamento do projeto; e o apoio a empreendedores através do fundo municipal ArcosFinicia” diz uma nota do município.

O Presidente da Câmara refere que “temos novos desafios e um caminho a percorrer. Neste sentido, contamos com a colaboração de todos os agentes locais, para continuarmos a desenvolver um concelho com excelentes condições para viver, trabalhar e investir, que potencie a criação, expansão e atração de novas empresas e pessoas; que crie emprego e gere rendimento, fomentando a melhoria da qualidade de vida e a atratividade do território”.

 

EPRALIMA

Rua Dr. António Pimenta Ribeiro

Apartado 102

4970-457 Arcos de Valdevez

+351.258.520.320

info@epralima.pt

www.epralima.pt