Lautreagence

Na Embaixada de Portugal: Fidelidade comemorou 25 anos de presença em França

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

A companhia de seguros Fidelidade celebrou 25 anos de presença em França, numa cerimónia que teve lugar esta quinta-feira, dia 2 de junho, na Embaixada de Portugal em Paris e na qual juntou os 60 colaboradores, assim como os principais parceiros em França.

Uma delegação da Fidelidade deslocou-se propositadamente de Portugal para marcar presença neste evento, ao qual também assistiu o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, o Deputado Paulo Pisco, o Diretor da AICEP em França, Eduardo Henriques e o representante do Grupo Fosun em França Henri Giscard d’Estaing, também Diretor Geral do Club Med.

A primeira intervenção foi a de Jorge Magalhães Correia, Presidente do Conselho de Administração da Fidelidade que veio a Paris dizer que “a Fidelidade fez uma grande transformação desde 2019 e os resultados são visíveis”. Depois acrescenta que “aprecio o crescimento em França porque é um mercado muito competitivo, mas há muito trabalho para fazer. Queremos de a Fidelidade França tenha um papel mais importante no seio do grupo Fidelidade”.

A dinâmica de crescimento da Fidelidade em França tem sido fomentada pela rede de distribuição, assente no canal de corretores grossistas e na bancassurance, que inclui as 49 agências da Caixa Geral de Depósitos em França. Aliás, para além das equipas da sede da CGD Paris, estavam presentes um representante de cada uma das agências da Caixa em França.

Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “a celebração de 25 anos de uma seguradora portuguesa em França, um país que tem um mercado 20 vezes maior do que o de seguros em Portugal, é um motivo de orgulho, que ilustra como temos conseguido acompanhar a diáspora portuguesa em França, os seus negócios e empresas, e, em paralelo, fazer evoluir e crescer para além desse nosso mercado natural”.

Rogério Campos Henriques lembrou o escritório da avenue Marceau, “onde tudo começou”. Tratava-se na altura da sede da Caixa Geral de Depósitos e o primeiro Diretor Geral da Fidelidade em França foi Carlos Vinhas Pereira, também presente na receção.

“O sucesso que a Fidelidade tem obtido em França consolida a estratégia internacional da seguradora e reflete-se nos dados alcançados no país: entre 2018 e 2021 subiu a carteira de seguros de 66 para 99 milhões de euros, ambicionando um crescimento de 35% para os próximos três anos e poder faturar 135 milhões de euros em 2025” disse no seu discurso. “É talvez ambicioso”, mas garante que o trabalho de preparação está feito e evocou a “enorme resiliência” da equipa da Fidelidade em França.

Rogério Campos Henriques lembrou que a Fidelidade é “a maior companhia de seguros portuguesa, dominando com cerca de 30% do mercado local, com uma estratégia internacional inicial unicamente centrada nos países africanos lusófonos, e nos países com uma forte Comunidade portuguesa, como é o caso da França ou Espanha” explicou. “Depois da privatização da Fidelidade, em 2014, e da entrada da Fosun no capital, foi possível redefinir a nossa ambição de crescimento internacional com a parceria dos nossos acionistas, a Caixa Geral de Depósitos e a Fosun. Hoje, 12 anos mais tarde, estamos em 12 países, em quatro continentes, e continuamos a nossa estratégia de internacionalização”.

O CEO da Fidelidade reconheceu que o ano 2021 foi um “ano histórico” por duas razões. “Pela primeira vez na nossa história, ultrapassámos a barreira dos mil milhões de euros em prémios fora de Portugal”. Acrescenta também que no ano passado, “35% do volume total dos prémios são provenientes das operações internacionais”.

Por outro lado, Rogério Campos Henriques anunciou que a Fidelidade foi distinguida pela agência americana de notação financeira Fitch, com o Rating A, categoria que classifica a Companhia como tendo “baixo risco de crédito e uma forte capitalização e capacidade para honrar os seus compromissos financeiros”.

É por isso que garante que “a Fidelidade pretende olhar para o futuro com grande confiança e otimismo”.

“Temos aqui o Presidente do Conselho de Administração, temos CEO, temos André Cardoso, encarregado dos negócios internacionais, não será este o maior sinal que podemos dar sobre a importância que a Fidelidade França tem no Grupo Fidelidade?” questiona Francisco Brás de Oliveira, o Diretor Geral da Fidelidade França antes de cantar os parabéns, no jardim da Embaixada, e de soprar as velas de um grande bolo de aniversário.

O Diretor Geral da Fidelidade France referiu que “o nosso principal desafio tem sido concretizar a transformação da sucursal, num contexto internacional totalmente imprevisível e em simultâneo a crescer 50% nos últimos três anos. Isto só tem sido possível com o empenho da nossa equipa, o apoio da sede e a confiança dos nossos parceiros”.

Para Francisco Brás de Oliveira, este sucesso empresarial deve-se aos 60 colaboradores da empresa em França. “Os nossos recursos e as nossas competências estão aqui em França, é importante conhecer bem o mercado francês” mas acrescenta que “é incontornável a importância das estruturas da sede, com as suas competências, na nossa atividade”. Por isso mesmo, cada um dos serviços que trabalha regularmente com a sucursal, enviou representantes a França para festejarem, também eles, os 25 anos da empresa.

Fundada em 1808, a Fidelidade é a seguradora líder de mercado em Portugal, nos ramos vida e não vida, com uma quota de 29,1% em 2021. Com 2,3 milhões de clientes em Portugal, a empresa indica ter mais de 7 milhões de clientes em todo o mundo.

Pouco a pouco, os convidados deixaram a Embaixada de Portugal, mas o Diretor Geral da Fidelidade France, Francisco Brás de Oliveira, ainda teve tempo para tocar dois temas ao piano, especialmente para a equipa de colaboradores da empresa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]