LusoJornal | LSG

Nathalie de Oliveira pela primeira vez na Celebração dos 105 anos da Batalha de La Lys

Comunidade


Na sua primeira participação nas cerimónias evocativas da Batalha de La Lys, enquanto Deputada eleita pelo círculo eleitoral da Europa, Nathalie de Oliveira falou de “emoção profunda”, disse sentir-se “muito comovida, muito sentida” pelo sacrifício dos soldados portugueses durante a I Guerra mundial, que vieram combater no Norte da França “pela liberdade e pelo ideal da paz”.

Ao visitar o Cemitério militar português, com 1.831 soldados, Nathalie de Oliveira destacou “os discursos, as palavras a dor, que a França também sentiu” e evocou o encontro que teve com Aurore Descamps-Ronsin, bisneta de um soldado português do Corpo Expedicionário Português, que ficou em França depois da Grande Guerra.

“Como disse François Mitterrand, a guerra não pertence ao passado, pode ser também o nosso futuro” lembrou a Deputada lusodescendente. “Por isso, celebrar a memória, comemorar este sacrifício dos soldados portugueses que caíram pela França, pelo ideal da liberdade, é ainda mais importante hoje, porque temos uma guerra à nossa porta”.

Nathalie de Oliveira agradeceu o LusoJornal e as suas equipas, nomeadamente no Norte da França, por serem “Passadores de Memória”. “Mais de um século depois, é importante saber que esta Memória está viva e quero agradecer às pessoas que ajudam a divulgar e que dão muito da sua própria vida, como é o caso do António Marrucho e do Luís Gonçalves. Eu agradeço do fundo do coração”.

A Deputada destacou os Maires presentes, os monumentos que visitou… “É verdade que a Comunidade portuguesa de França não se deve apenas ao salto e aos anos da chegada massiva de centenas de milhares de pessoas em França, mas já tem raízes no início de século XX, com esta I Guerra mundial”, aludindo aos muitos soldados portugueses que se instalaram no Norte da França para constituir família.

“A minha função, para além de alterar algumas leis, também é a de dar a conhecer esta história comum. Na verdade, há muitos colegas Deputados que me dizem que ignoram a nossa história, de todas as bancadas políticas, e têm vontade de conhecer” diz Nathalie de Oliveira ao LusoJornal. “Em geral, quando o povo português inteiro conhecer melhor a história dos Portugueses no estrangeiro, melhor será Portugal”.

As cerimónias evocativas da Batalha de La Lys tiveram lugar este fim de semana, em Richebourg, La Couture, Boulogne-sur-Mer e Ambleteuse.

Donativos LusoJornal