LusoJornal | LSG

Nathalie de Oliveira pela primeira vez na Celebração dos 105 anos da Batalha de La Lys

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Na sua primeira participação nas cerimónias evocativas da Batalha de La Lys, enquanto Deputada eleita pelo círculo eleitoral da Europa, Nathalie de Oliveira falou de “emoção profunda”, disse sentir-se “muito comovida, muito sentida” pelo sacrifício dos soldados portugueses durante a I Guerra mundial, que vieram combater no Norte da França “pela liberdade e pelo ideal da paz”.

Ao visitar o Cemitério militar português, com 1.831 soldados, Nathalie de Oliveira destacou “os discursos, as palavras a dor, que a França também sentiu” e evocou o encontro que teve com Aurore Descamps-Ronsin, bisneta de um soldado português do Corpo Expedicionário Português, que ficou em França depois da Grande Guerra.

“Como disse François Mitterrand, a guerra não pertence ao passado, pode ser também o nosso futuro” lembrou a Deputada lusodescendente. “Por isso, celebrar a memória, comemorar este sacrifício dos soldados portugueses que caíram pela França, pelo ideal da liberdade, é ainda mais importante hoje, porque temos uma guerra à nossa porta”.

Nathalie de Oliveira agradeceu o LusoJornal e as suas equipas, nomeadamente no Norte da França, por serem “Passadores de Memória”. “Mais de um século depois, é importante saber que esta Memória está viva e quero agradecer às pessoas que ajudam a divulgar e que dão muito da sua própria vida, como é o caso do António Marrucho e do Luís Gonçalves. Eu agradeço do fundo do coração”.

A Deputada destacou os Maires presentes, os monumentos que visitou… “É verdade que a Comunidade portuguesa de França não se deve apenas ao salto e aos anos da chegada massiva de centenas de milhares de pessoas em França, mas já tem raízes no início de século XX, com esta I Guerra mundial”, aludindo aos muitos soldados portugueses que se instalaram no Norte da França para constituir família.

“A minha função, para além de alterar algumas leis, também é a de dar a conhecer esta história comum. Na verdade, há muitos colegas Deputados que me dizem que ignoram a nossa história, de todas as bancadas políticas, e têm vontade de conhecer” diz Nathalie de Oliveira ao LusoJornal. “Em geral, quando o povo português inteiro conhecer melhor a história dos Portugueses no estrangeiro, melhor será Portugal”.

As cerimónias evocativas da Batalha de La Lys tiveram lugar este fim de semana, em Richebourg, La Couture, Boulogne-sur-Mer e Ambleteuse.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]