LusoJornal / Carlos Pereira

Nathalie de Oliveira presta homenagem a Maria Beatriz Rocha Trindade

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A Deputada lusodescendente, eleita pelo círculo eleitoral da Europa considera que “Maria Beatriz Rocha Trindade é uma grande investigadora uma grande mulher uma grande testemunha da história e da história da emigração portuguesa em particular, e foi numa altura pioneira em que ninguém se interessava por saber quem é português onde estava a viver e o que fazia da sua própria vida” disse ao LusoJornal.

A socióloga Maria Beatriz Rocha Trindade recebeu recentemente a Medalha de Ouro Grand Vermeil da Mairie de Paris, numa iniciativa dos “Amigos de Maria Beatriz”, um grupo criado por iniciativa de Manuel Dias, ao qual se juntaram Ilda Nunes, Marie Hélène Euvrard, Hermano Sanches Ruivo, Emmanuelle Afonso et Carlos Pereira.

“Até hoje não temos outra Maria Beatriz Rocha Trindade. São pouquíssimas as pessoas – talvez se contam pelos dedos de uma mão, em França ou na Europa – a estudar, com paixão, a história dos Portugueses residentes no estrangeiro” diz Nathalie de Oliveira.

A Deputada, que reside em Metz, “é simbolicamente importante ter o reconhecimento na cidade e no país de residência. Ser homenageada em Paris é simbólico, porque é uma cidade relacionada com a conquista dos direitos humanos, as liberdades…”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]