Nathalie de Oliveira quer voos semanais para Portugal a partir do aeroporto de Metz-Nancy

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A Deputada eleita pelo círculo eleitoral da Europa, Nathalie de Oliveira, anuncia que uma petição vai ser lançada na “rentrée” de setembro pedindo voos semanais para Portugal a partir do aeroporto de Metz-Nancy-Lorraine.

O anúncio foi feito numa carta que a Deputada enviou ao Diretor-Geral do Aeroporto Metz-Nancy-Lorraine, Yves Loubet. Uma cópia da carta – à qual o LusoJornal teve acesso – foi também enviada a Patrícia Gaspar, Cônsul-Geral de Portugal em Strasbourg.

“Nesta região transfronteiriça, o aeroporto de Metz-Nancy-Lorraine já propôs voos para Porto e Lisboa nos anos 2000. Aliás, apanhei o avião pela primeira vez na vida em agosto de 2000” escreveu Nathalie de Oliveira. “Estes voos acabaram por desaparecer, mas os utentes da Lorraine e outros das fronteiras próximas, em particular os Portugueses, nunca esqueceram estes breves anos em que foi fácil e feliz chegar a Portugal”.

Desde a ausência de voos de Louvigny, os Portugueses da região têm de apanhar o avião no Luxemburgo, ou até mais longe, em Vatry, Strasbourg ou Frankfurt.

Por um lado, a Deputada portuguesa argumenta que “a primeira geração de emigrantes portugueses da Lorraine está reformada e voa várias vezes por ano, por vezes com os filhos e netos”, e por outro lado, “Portugal tornou-se um destino de eleição, uma escolha turística e de negócios muito comum e, como sabem, a procura não para de crescer”.

“No início do verão de 2022, a petição que circulou para a reintrodução dos voos para a Argélia fez um grande sucesso na Lorraine e despertou esta forte procura tanto na Comunidade portuguesa como entre muitos ‘Lorrains’ que gostariam de não viajar constantemente para o Aeroporto do Luxemburgo ou mais longe para chegar a Portugal”.

Nathalie de Oliveira, que foi Maire-Adjointe de Metz entre 2008 e 2020, antes de ser eleita Deputada, mostrou-se disponível para abordar este assunto com o Diretor Geral do aeroporto, e para testemunhar “com determinação” este pedido, antes que comece a circular a petição.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]