LusoJornal / Lia Gomes

Nemanus e Nova Imagem animaram festa em Wissous

Este sábado, dia 9 de março, a noite esteve animada em Wissous, numa festa organizada pela Associação Franco-Portuguesa daquela cidade, no Espace Saint Exupéry. Ao palco subiram os Nemanus e o grupo de baile Nova Imagem.

Foi a primeira vez que os Nemanus atuaram em Wissous. “Gostamos muito de vir às Comunidades. É um orgulho, sobretudo quando chegamos aqui, vemos uma sala grande e cheia, quando sabemos que as pessoas compraram os bilhetes muito cedo para conseguir estar aqui hoje” contam os Nemanus ao LusoJornal. “É um prazer vir atuar para quem gosta mesmo muito de nós. Há uma cumplicidade muito grande entre nós e o público, e isso reflete-se nestes momentos em que estamos juntos e neste carinho que as pessoas têm connosco. Não somos nós para as pessoas, são as pessoas para nós. As pessoas dão-nos muito mais do que nós damos às pessoas”.

 

Depois de uma digressão pelo Brasil

Os Nemanus tinham chegado no dia anterior de uma digressão de um mês pelo Brasil. “Foi uma grande aventura” contaram. “Fizemos uma parceria com artistas brasileiros. Nós levamos um pouco da música portuguesa para o Brasil e eles trazem um pouco da música brasileira para Portugal”. Este intercâmbio começou em outubro do ano passado, com uma primeira digressão de 10 dias no Brasil. “Agora estivemos com grandes nomes da música como Alexandra Pires, Latino, Carlitos, Netinho…”

“É um projeto fantástico, mágico” dizem os Nemanus ao LusoJornal. “Participámos em programas de televisão, estivemos em entrevistas de rádio e para jornais, em grande cumplicidade com o povo brasileiro. Fomos acolhidos com um carinho gigante. Sentimo-nos na nossa segunda casa”. E depois completam: “Nas Comunidades somos recebidos em casa, porque é o povo português, é a nossa gente. O povo brasileiro acaba por ser quase a nossa segunda casa, porque nos percebe, nos conhece, fala a nossa língua, por isso somos muito acarinhados lá”.

O grupo voltará a França ainda no fim do mês de março, para dois concertos na região parisiense e um na zona de Bordeaux. Até à época de verão vão atuar ainda na Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Inglaterra,… “Depois temos a agenda de verão em Portugal”.

 

Nova Imagem muito aprecisados em Wissous

Os Nova Imagem também animaram a noite, antes e depois dos Nemanus. A banda de baile foi fundada em 1991 e ao longo dos anos foram comprando um importante parque de material. “Os músicos atuais tocam juntos há cerca de 10 anos” diz o responsável pelo grupo, Arménio Santos. O Nova Imagem tem atuado tanto em França como noutros países. “Também acompanhamos vários artistas. Por exemplo, o Jorge Ferreira é acompanhado pelos nossos músicos”.

Fernanda, a vocalista feminina do grupo, fez parte das Bombocas, depois de ter estudado canto durante vários anos num Conservatório em França. Cantou durante 4 anos com as Bombocas e regressou a França “por razões pessoas”. Integrou depois o Nova Imagem. “E estou muito feliz porque somos como uma família, somos amigos e partilhamos os bons e os maus momentos da vida. Este grupo é caracterizado pela amizade, o respeito e o ser humano acima de tudo. E partilhamos a música, que é o mais importante” confessou ao LusoJornal.

Esta foi a quarta vez que os Nova Imagem atuaram em Wissous e Fernanda considerou que o “público foi fantástico e colaborou. Nós damos e recebemos muito, e sente-se essa partilha da parte do público”.