Noite de Fado na Associação Cultural Portuguesa de Saint Etienne

A Associação Portuguesa Cultural de Saint Etienne organizou no passado dia 15 fevereiro um espetáculo de “Fado Cruzado” – com Fado de Lisboa e de Coimbra – com a fadista Carolina Pessoa e o fadista João Farinha, acompanhados pelos guitarristas Luís Filipe Barroso e Luís Carlos dos Santos. Esteve presente a representante do Maire de Saint Etienne, Alexandra Custódio, que fez questão de sublinhar a importância do apoio e amizade das autoridades francesas às Comunidades portuguesas.

Um dia depois, no dia 16 de fevereiro, o mesmo espetáculo teve lugar em Lyon, no Liceu St. Marc, organizado pelo Instituto Camões, ILCP e Universidades Lyon e St Etienne, com o apoio inestimável de Michel Costa, Antoine Pinto (Millesimes et Gourmandises) e Rádio CapSao.

Ambos os espetáculos foram vistos por um numeroso público português e francês, muito participativo e apreciador de fado. A singularidade do espetáculo assentou no cruzamento de ambos os estilos de Fado, de Lisboa e de Coimbra, que conseguiu trazer para França uma amostra do melhor que congrega a cultura portuguesa.

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, convidado para os concertos, aproveitou para felicitar o Presidente da Associação Cultural Portuguesa de Saint Etienne, Manuel Mendes – que também cantou com grande sucesso – e, assim como Rosa Fréjaville do ILCP em Lyon, pela excelente iniciativa, e relembrou a importância das Comunidades portuguesas continuarem a promover este género de iniciativas, “que congregam o que Portugal tem de melhor – convívio, amizade e música -, para além de sedimentar e reforçar a cultura portuguesa e o bom relacionamento e amizade com a França”.