LusoJornal / Jorge Campos

Noite de Fado no ILCP de Lyon

No sábado passado, dia 17 de fevereiro, o Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP) de Lyon organizou um Serão de fados nos seus locais situados na rue Bossuet, em Lyon 6°.

O cartaz tinha Diogo Rocha e Carla Linhares como fadistas, acompanhados pela guitarra portuguesa de Ricardo Martins e pela viola de Ivo Cardoso.

“A afluência foi muito boa, pois visto a falta de espaço, tivemos que limitar e recusar marcações. Estes dois fadistas, que têm vozes maravilhosas, encantaram o público que era composto por alunos e antigos alunos, assim como muitos amigos de longa data do ILCP entre outros. Um serão de fado que durou mais de duas horas” disse ao LusoJornal Rosa Maria Frejaville, a Diretora pedagógica do ILCP”.

Este Serão de fados faz parte do programa de atividades do ILCP e “aproveito também para anunciar que teremos, no dia 31 março, o escritor José Rodrigues dos Santos que nos falará do Fascismo e apresenta a sua última obra, o livro “Sinal de Vida”. Para festejarmos o ‘25 de abril’ teremos também uma testemunha e ator desses acontecimentos, ainda vivo, Vasco Lourenço, assim como o escritor Mário Máximo, e o Deputado Paulo Pisco no dia 7 de abril” completou Rosa Maria Fréjaville.

Este serão de fado foi também uma organização em conjunto com a Universidade Jean Monet e a Associação Cultural Portuguesa de Saint Etienne (42). Foram também dois sucessos e que mobilizou um grande público, não só português, como francês nas duas cidades.

A fadista Carla Linhares veio de Lisboa, mas nascida na região de Viseu, e agora a sua vida de fadista, é percorrer as casas de fado na grande Lisboa. “Vim para o fado há já vinte um ano e descobri este modo de exprimir os sentimentos cantando. Descobri isto com a idade da quatorze anos, e agora estou a fazer disto a minha vida, sinto-me feliz” disse ao LusoJornal Carla Linhares.

Por seu lado Diogo Rocha veio para o fado muito novo e hoje é proprietário de uma casa de fados, o “Cantinho da Sé”, em Lisboa. “Partilho o meu espaço, e a amizade com todos os nomes do fado desde Camané a Carminho entre outros”.

No Concerto de Lyon esteve também presente o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Câmara Brito que disse “Para mim é uma honra poder ouvir fado e adoro fado. Transmitir sempre estes códigos genéticos que estão em todos os Portugueses é bom e eu encorajo todos estes novos fadistas de hoje a faze-lo” .Citou  o cônsul Luis Camara no seu discurso de  apresentação e de  boas vindas nesta noite do ILCP.