Noite de Fado de Paris volta aos palcos da Sala Vasco da Gama

Os bilhetes já estão à venda para a sétima Noite de Fado de Paris que irá decorrer, como é habitual, na sala Vasco da Gama, em Valenton (94), no próximo 2 de fevereiro.

Organizado por Manuel Miranda, Odete Fernandes e Fernando Silva, o evento conta com o apoio da Rádio Alfa que desde o início tem disponibilizado o espaço. Este ano, uma vez mais o elenco distingue-se pela sua qualidade artística: Cláudia Costa, Manuel Miranda, Jenyfer Rainho, Paulo Manuel, Mónica Cunha e Joaquim Campos, acompanhados pelos músicos Pompeu (guitarra clássica), Manuel Miranda (guitarra portuguesa) e Tony Correia (baixo).

Segundo Manuel Miranda, esta noite de fado permite dar a oportunidade a alguns de mostrarem o seu trabalho. “Eu quero dar o melhor do fado, porque ao posicionar-me no lugar do público também procuro um momento de qualidade. De modo que os artistas têm que me mostrar primeiro o que valem, e mesmo se já dei a oportunidade a uns e a outros, privilegio essencialmente a qualidade e o talento”, sublinhou ao LusoJornal.

Para esta 7a edição, todos, exceto Paulo Manuel, já foram convidados para este evento. “Uns porque têm o traquejo, outros porque têm a postura para o fado, e outros ainda porque me dão a confiança a nível artístico, sei que todos respondem aos meus critérios para proporcionar um momento agradável e de qualidade”.

A noite será apresentada por Odete Fernandes, com quem apresenta aliás o programa “Só Fado”, juntamente com Fernando Silva na Rádio Alfa às sextas-feiras à noite. “Sem a minha equipa dificilmente conseguiria propor um espetáculo assim” insistiu.

A inicativa deste espetáculo de fado surgiu no momento em que Manuel Miranda integrou a Rádio. “À semalhança do que se faz com a festa dos Santos Populares no mês de junho, propus à Direção da rádio se podíamos propor uma noite de fado anual. Como uma ponte entre a rádio e os fadistas de cá. A ideia foi de imediato aceite e desde então foi-me confiada essa missão”, explicou. Porém admitiu que mesmo após tantos anos e de ter “pisado aquele palco, pelo menos 25 vezes”, continua a sentir “um certo nervosismo”.

Vários nomes já participaram neste evento desde a sua primeira edição. O responsável afirmou que “se está bem servido em Paris” e que o fado se porta bem de modo geral. “Não temos nada a invejar a Lisboa ou a Portugal, sempre considerei Paris como a terceira cidade do Fado”!

Acrescentou ainda que tem vindo sempre a acompanhar o meio do fado, nomeadamente através das ações da Academia do Fado de Paris, ou pelos locais onde há manifestações de fado. “Alguns têm mais anos de fado do que propriamente de vida, mas sei que alguns fadistas não servem o fado mas servem-se do fado, o que é completamente diferente”, apontou ao LusoJornal. “O fado nasce já connosco, pode-se melhorar com o tempo, mas ele já faz parte de nós”. No que diz respeito à nova geração, referiu também que as vozes femininas são mais numerosas e com muita qualidade. Manuel Miranda concluiu esperando que este evento se mantivesse nos próximos anos, “comigo ou sem mim”.

 

Sexta-feira, 2 de fevereiro a partir das 21h30

Sala Vasco da Gama

Rue Vasco de Gama

94460 Valenton

Infos: 01.45.10.98.60

www.radioalfa.net