Novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas já tomou posse

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

Paulo Cafôfo, o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas tomou ontem posse, ao fim da tarde, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. “Um compromisso e uma responsabilidade que assumo com entusiasmo e sentido de dever, mas também com muita energia e vontade de bem fazer” escreveu logo depois nas redes sociais. “Agora vamos ao trabalho que há muito para realizar”.

Numa primeira entrevista logo depois da tomada de posse, Paulo Cafôfo disse que “os Portugueses espalhados pelo mundo não se devem sentir ‘segundos Portugueses’, não se devem sentir marginalizados ou desprezados e nesse caso é muito importante a questão do apoio social, de termos a capacidade da língua portuguesa e da cultura portuguesa serem bem absorvidas e difundidas e estou certo também que a questão essencial do investimento da diáspora, tendo um problema que estamos num país em que o despovoamento o envelhecimento é claro, pode estar aqui uma solução para esbater aquilo que é o inverno demográfico que impede que tenhamos o futuro que queremos”.

O novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi Presidente da Câmara Municipal do Funchal, na Madeira, e foi candidato socialista à presidência do Governo Regional da Madeira, numa eleição que não ganhou.

Logo depois de ter sido divulgado o nome para ocupar a pasta das Comunidades, escreveu que “servir o país é motivo de orgulho, ainda para mais quando se trata de servir os Portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Tal como os nossos emigrantes, que todos os dias nos dão lições de humildade, não esqueço as minhas origens e a nossa Madeira. Espero que esta missão que está a ser-me confiada, seja motivo de satisfação para todos os madeirenses e porto-santenses”.

Em declarações à impressa no dia da tomada de posse, Paulo Cafôfo disse que o cargo que vai agora ocupar não difere muito da política que já conhece. “É um percurso na verdade que tem muito a ver como encaro esta vida política. É um desafio diferente porque integro aqui o Governo da República, mas não é assim tão desconhecido porque já enquanto Presidente da Câmara Municipal do Funchal frequentei as Comunidades madeirenses. Tenho uma perfeita noção e conhecimento daquilo que é a Diáspora portuguesa, é preciso só alargar um bocadinho, mas estou certo que, com diálogo e envolvendo as pessoas, temos aqui um grande trabalho pela frente”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]