LusoJornal / Carlos Pereira

Nuno Ferreira: contramestre de Capoeira organiza a partir de Paris o Festival da Capoeira de Sines

O grupo de Capoeira Sul da Bahia, que conta com sensivelmente 500 praticantes na região de Paris, vai organizar a segunda edição do Festival de Capoeira de Sines, em Portugal, entre os dias 5 e 11 de agosto. O evento é organizado a partir de Paris, em colaboração com a Câmara Municipal de Sines, a Capitania do Porto de Sines e com a ajuda do Deputado Paulo Pisco.

Nuno Ferreira, o Contramestre do grupo nasceu em Sines. É filho de pai caboverdiano, mãe portuguesa, avó guineense e avô brasileiro. O pai, Alberto, foi jogador de futebol. Jogou no Vasco da Gama, no Boavista, no Belenenses e depois veio jogar para França. Nuno Ferreira veio ter com ele quando tinha apenas 12 anos de idade.

Desde 1994 que Nuno Ferreira pratica Capoeira e há 20 anos que está ligado ao grupo Sul da Bahia, que nasceu em Porto Seguro, no Brasil “onde o Brasil foi descoberto” acrescenta o professor.

“Tenho levado a Capoeira a todos os tipos de público, desde crianças de 3 a 5 anos, aos mais velhos. A Capoeira une as famílias porque faz com que pais e filhos pratiquem juntos” explica Nuno Ferreira ao LusoJornal.

Mas o professor trabalha também com pessoas com deficiências psicomotoras e com praticantes sofrendo doenças patológicas. “Eu sou diabético desde os meus 12 anos, desde que cheguei aqui. Quando somos doentes, ficamos presos dentro de uma jaula e quando entramos dentro de uma Roda de Capoeira, não existe idade, nem cor de pele, nem nível social, nem doença, existe só o bem estar e a Roda de Capoeira quebra muita coisa e deixa uma liberdade, ali aprendes a falar e falas como queres. A coisa boa é essa, a expressão natural, o bem estar mental e físico” conta Nuno Ferreira.

É este bem estar que os organizadores quem levar a Sines. “Sabendo que eu saí de lá e tenho o meu cordão umbilical lá – já que é lá que a minha mãe vive – sempre foi um sonho um dia poder fazer essa ligação entre a cidade e a Capoeira. Há 3 anos realizámos isso e fizemos o primeiro Festival de Capoeira na baía de Sines e vamos agora fazer a segunda edição”.

“Vai ser uma semana inteira de Capoeira, mas também temos muitas outras atividades, graças a muitas parcerias locais” explica Wilson Vieira da organização do evento. “A baía de Sines é uma zona lindíssima para passar as férias”.

Wilson Vieira sempre gostou de artes marciais e foi no Salão de artes marciais de Paris que descobriu a Capoeira. Depois, nas férias na Costa da Caparica, começou a treinar na praia com um grupo de ali estava, há muitos anos que pratica com Nuno Ferreira. “Dou-lhe uma ajuda na organização do Festival de Sines, mas também aqui, por exemplo ocupo-me de propor a prática de Capoeira nas empresas” diz ao LusoJornal.

Nuno Ferreira confirma que vão deslocar-se a Sines praticantes de Capoeira de vários países “como por exemplo da Suécia, Dinamarca, Itália, Brasil, Chile, Áustria, e claro de França” conta ao LusoJornal. “De França já tenho confirmada a presença de cerca de 30 crianças que vão deslocar-se a Sines com os pais e espero que vamos ser 150 no total”.

Mazarine Nogueira pratica Capoeira há 8 anos. Já esteve em Sines na primeira edição do Festival e “nem por nada” quer faltar à edição deste ano. Pratica Capoeira duas vezes por semana, às terças-feiras e aos sábados em Joinville-le-Pont. Já nasceu em França, mas os pais são de Santo Tirso. Já foi fazer demonstrações ao Brasil, à Itália e, claro, a Portugal. “Em Sines é muito bom. Temos Capoeira todos os dias, mas também temos outras atividades, como por exemplo Samba e Surf. É muito giro, é festa todos os dias” garante.

A associação Sul da Bahia tem cerca de 500 praticantes na região Île-de-France, em 20 cidades diferentes. “A minha vida é a Capoeira, dou 30 horas de capoeira por semana, e viajo muito com a Capoeira” afirma Nuno Ferreira.

A próxima viagem vai ser para Portugal, para preparar todos os detalhes de um festival que deve animar Sines durante uma semana.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]