“Obrigado e Boa Viagem”: AILD e Rádio Arc en Ciel de Orléans despedem-se dos emigrantes

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No dia 27 de agosto, pelas 10h00, a Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) e a Rádio Arc en Ciel (IOTA) de Orléans vão realizar, na fronteira de Vilar Formoso, uma ação de despedida aos emigrantes que visitaram Portugal durante este mês de agosto.

As duas entidades pretendem “reconhecer o importante contributo dado pelos emigrantes portugueses às dinâmicas económica e social dos diversos territórios do país, em especial nos territórios de baixa densidade, reforçar o apoio às Comunidades portuguesas no regresso ao estrangeiro, vincar a disponibilidade das duas associações no apoio às Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e simultaneamente colmatar uma lacuna que, até ao momento, não tem tido resposta adequada”.

Numa nota enviada às redações, a AILD e a Arc en Ciel explicam que “é verdade que já existem iniciativas (até propostas por mais do que uma entidade) que visam dar as boas-vindas aos emigrantes quando estes chegam a Portugal para passar as suas férias, mas, inexplicavelmente, ninguém se lembrou de lhes fazer uma merecida despedida”. É esta “lacuna” que esta ação visa preencher.

“Parece-nos justo, adequado e sensato, no momento da partida, termos a oportunidade de lhes dar uma palavra de reconhecimento, agradecimento e também de coragem neste sempre difícil momento que é o da partida, deixando para trás, por mais um ano, as suas raízes, a família, os amigos, Portugal”.

As duas estruturas convidam todos, “sejam normais cidadãos, sejam entidades públicas ou órgãos de comunicação social, que considerem justa esta ação simbólica de despedida dos nossos compatriotas, a juntarem-se à AILD, à Rádio Arc en Ciel e ao Município de Almeida, no dia 27 de agosto”.

A ação “Obrigado e boa viagem” contará também com a entrega de um kit oferta aos emigrantes que passem a fronteira de Vilar Formoso rumo a todos os cantos da Europa.

 

www.obrigadoeboaviagem.pt

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]