CM Mação

Palestra sobre militares do concelho de Mação na I Guerra mundial em França


No passado dia 3 de fevereiro o município de Mação acolheu uma Palestra sobre os Militares do Concelho que participaram na I Guerra mundial, no Auditório do Centro cultural Elvino Pereira, onde esteve também patente uma pequena exposição com artefactos militares portugueses do Corpo Expedicionário Português (CEP) que combateu no norte da França.

A Palestra foi promovida pela associação “Os Amigos da Estação de Ortiga” e contou com o apoio do Município de Mação. Foi uma tarde muito educativa e ilustrativa do que foi a participação de Portugal na Grande Guerra, particularmente dos militares de Mação.

Os painéis que foram apresentados ilustraram o trabalho já desenvolvido e apresentado em livro por Mário Tropa sobre “O Concelho de Mação na Grande Guerra”. Seguiu-se “A viagem do Regimento de Infantaria n°22” por António Alpalhão e “Os Militares de Ortiga na I Guerra Mundial”, por Sérgio Durão.

Após uma pausa, Sérgio Durão apresentou um painel sobre “Os Soldados Manuel Marques, José de Oliveira e Joaquim da Silva Sobreira”.

A última apresentação da tarde foi sobre “O Cemitério militar português de Richebourg l’Avoué” por José Carlos Durão à qual se seguiu precisamente a apresentação do livro “João Gaspar o Guarda do Cemitério Militar Português de Richebourg – l’Avoué”, de José Carlos Durão.

A ideia de escrever o livro surgiu aquando da visita de Sérgio e José Durão ao Cemitério militar português, onde descobriram que durante muitos anos o local teve como guarda um ex-soldado natural do concelho de Mação.

Após anos de pesquisa a nível dos arredores do Cemitério de Richebourg para encontrar família do primeiro guarda do Cemitério, mas também em Portugal, nas dezenas e dezenas de caixas, milhares de documentos consultados nos Arquivos Históricos Militares da Liga dos Combatentes, surgiu agora este livro que “procura tirar do esquecimento homens, verdades e sentimentos dos que, por dentro, viveram os duros meses na Flandres, os sofrimentos, a Batalha de La Lys e os dias que se seguiram”.