LusoJornal / Carlos Pereira

Parcialfinance inaugurou o Balcão do Emigrante em Paris

Depois de Bruxelas e do Luxemburgo, o Grupo Parcialfinance inaugurou no sábado passado, na rue de Saint Maur, em Paris, o primeiro Balcão do Emigrante em França. O CEO do Grupo, Mário Fonseca, não pode estar presente por aguardar o nascimento eminente de um bebé, mas estava representado pelo fundador da empresa, Fernando Graça.

Num discurso improvisado para clientes, colaboradores e amigos, Fernando Graça começa por dizer que “a vida dá tanta volta que nós nunca imaginamos por onde vamos passar. Lembro-me desta loja ter sido aberta pela Império, eu tinha cerca de 25 anos. Nunca me passaria pela ideia que estaria aqui agora, no mesmo local e com algumas pessoas que conheci naquela altura”.

A loja da Parcialfinance em Paris era efetivamente a antiga loja da Império, que está partilhada aliás com a agência de viagens MZ Voyages. E Fernando Graça trabalhou muitos anos na Império, antes de criar o seu próprio grupo empresarial.

A Parcialfinance está atualmente implementada em França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Portugal e diz ter cerca de 20.000 clientes nestes países. Mário Fonseca está na Suíça e é o sobrinho de Fernando Graça, como sobrinha também é Ana Fonseca, a responsável pela empresa em Portugal.

O Grupo tem trabalhado essencialmente no domínio dos seguros, dos créditos e da mediação imobiliária, mas quer agora estruturar a sua atividade com mais soluções para as necessidades dos clientes.

“Isto não é mais do que uma solução alargada do que já eram os serviços da Parcialfinance. Vamos continuar a fazer o que tínhamos feito até aqui, as atividades de seguros, de intermediário bancário, de imobiliário” explica Fernando Graça. “Eu entrei na Império há 35 anos, e aprendi que cada vez que os nossos clientes tinham algum problema, nós tínhamos de ter uma solução. Tivemos um grande mestre, o Dr. Santos Teixeira, que era o mestre de toda a gente. Ele dizia que, se os clientes nos fazem confiança para lhes tratarmos de seguros, também nos fazem confiança para lhes tratarmos de empréstimos hipotecários e outras coisas”.

É pois neste contexto que “sem fugirmos à nossa profissão de base” o Grupo Parcialfinance “presta ao mesmo tempo, aos nossos clientes, serviços que nós também podemos resolver”.

“Há 7 ou 8 anos, começámos a falar seriamente disto, identificámos a lista de serviços que podíamos propor e registámos a marca” conta Fernando Graça num discurso pausado, por vezes emocionante, e interpelando alguns dos amigos e clientes presentes.

No ano passado abriu o Balcão do Emigrante na Bélgica, já este ano abriu o do Luxemburgo e agora está enfim aberto o de Paris. “Tenho a sorte e o orgulho de ser emigrante há 38 anos. Sorte porque eu também conheço os problemas e as necessidades dos emigrantes porque acabam por ser também os meus problemas e as minhas necessidades. Eu não apareci aqui de paraquedas. Aquilo que os clientes necessitam, é aquilo que eu também necessito”.

Vítor Queirós, Responsável pelo Balcão do Luxemburgo e o jurista Rui Rodrigues exemplificaram os pedidos mais frequentes: Carta de condução, Certidões de nascimento, Certidões de divórcio, Pedidos de nacionalidade, até por exemplo Pagamento do IMI e ainda marcações de encontros no Consulado para tratar de documentos para as pessoas que não sabem fazê-lo diretamente. “Aquilo que o Balcão do Emigrante pode fazer – e já está a fazer – são coisas que nem nos passa pela cabeça” argumenta Fernando Graça.

Com esta iniciativa, o Grupo Parcialfinance quer alargar o leque de clientes. “Pela loja do Luxemburgo já estão a passar cerca de 10 pessoas por dia” diz Vítor Queirós. “Os nossos clientes já sabiam que fazíamos estes serviços, mas agora a informação é muito mais alargada” afirma Fernando Graça.

Há 3 anos que Fernando Graça diz que entregou “as chaves” ao sobrinho Mário Fonseca, “que hoje é o responsável das empresas todas”. Agora, “o objetivo do Grupo é franchisar a marca e levá-la para outros países. Temos já pedidos de empresas noutras áreas e que também querem ter estes serviços”.

A Parcialfinance tem uma outra loja em Joinville-le-Pont, mas, para já, a marca Balcão do Emigrante ainda só está implementada em Paris.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]