Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Esta quinta-feira, dia 13 de dezembro, Paris abre as portas à segunda edição do «Dia da Cidadania Europeia», com o objetivo de sensibilizar os cidadãos europeus da Capital francesa à participação cidadã.

Paris dá então início à segunda edição do «Dia da Cidadania Europeia», data que marca o aniversário da adoção da bandeira europeia em 1955. Iniciativa pioneira na Europa em matéria de promoção da cidadania europeia, este dia é também uma resposta a um desafio maior que constitui a implicação cívica e política dos cidadãos europeus no seu país de acolhimento.

«A Europa será ainda mais forte se os cidadãos europeus participarem mais na vida da sua cidade, e Paris ficará bem mais rica com esta diversidade» salienta Hermano Sanches Ruivo, Conselheiro de Paris com o pelouro da Europa.

Mais de 40 ações serão efetuadas em Paris para relembrar aos cidadãos europeus os seus direitos cívicos, em termos de direito de voto e elegibilidade nas eleições europeias e municipais. A totalidade dos Consulados dos países da União Europeia presentes em Paris participam neste evento disponibilizando aos seus cidadãos documentação especializada.

Este dia também marca o lançamento do primeiro Conselho Parisiense dos Europeus, incluído no projeto INCLUDE (programa da Mairie para novas iniciativas para a cidadania local e urbana dos Europeus) e cujos membros serão selecionados por sorteio a realizar-se no dia 13 de dezembro, às 18h30, no Centre Universitaire Cîteaux.

Esta nova instância consultiva, iniciativa inédita na Europa, será constituída por 61 Parisienses oriundos dos 28 países da União Europeia.

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 5 Votos
5.6
X