Paris: Final do 20º Master of Port vai escolher o Melhor escanção especialista em Vinho do Porto



A final da 20º edição do Master of Port, o concurso profissional que escolhe o Melhor escanção especialista em Vinho do Porto, vai ter lugar esta segunda-feira, dia 6 de novembro a partir das 14h00, no Cercle d’Aumale (22 rue d’Aumale) em Paris 9, seguido de uma prova de vinhos do Porto em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a partir das 15h00, na Salle Le Studio, do mesmo edifício.

O evento conta com o patrocínio do Embaixador de Portugal em França José Augusto Duarte, da Presidente do Syndicat des Grandes Marques de Porto Sylvia Bernard, do Presidente do Instituto do Douro e do Vinho do Porto Gilberto Igrejas e do Presidente da Union de la Sommellerie Française (UDSF) Fabrice Sommier Mof.

O vencedor da 19ª edição foi Bastien Debono, escanção do restaurante Veyrier du Lac, de Yoann Conte, na Haute-Savoie, que sucedeu, por sua vez a Gaëtan Bouvier, que trabalha no restaurante Saisons, no Institut Paul Bocuse.

Uma primeira sessão de provas foi organizada para selecionar os pretendentes ao título de Master of Port e nesta segunda-feira vai decorrer a final do concurso.

Face ao público e sobretudo ao júri, os finalistas do concurso têm de dar as ordens dos vinhos provados, as temperaturas de serviço dos diferentes Portos, propor os pratos que devem acompanhar Vinhos do Porto e, inversamente, propor Vinhos do Porto que devem acompanhar um menu específico, entre outras provas. Depois têm de responder às perguntas dos Presidentes das instituições parceiras deste concurso.