Paris oficializou «Dia da Cidadania Europeia» proposto por Hermano Sanches Ruivo

A Cidade de Paris oficializou o «Dia da Cidadania Europeia» em Paris, um evento celebrado doravante anualmente com o objetivo de valorizar os elos entre Paris e a União europeia, favorecendo a participação cidadã dos 110.000 cidadãos europeus a viverem na capital.

«O Dia da Cidadania Europeia realizar-se-à cada 13 de dezembro, data que simboliza o aniversário da escolha da bandeira europeia en 1955», anunciou na quarta-feira desta semana, Anne Hidalgo, na deslocação às novas instalações da Maison de l’Europe. Vários eventos serão organizados nos diversos bairros de Paris, valorizando os elos entre Paris e a União europeia e incentivando os 110.000 cidadãos europeus a viverem na capital a uma maior participação na vida da cidade.

«A Europa em Paris ficará mais forte se os cidadãos europeus que vivem na nossa cidade se sentirem plenamente parte integrante da sociedade parisiense. Essa participação ativa e política nos país de acolhimento é um desafio importante. Atualmente, por exemplo, apenas 13% estão inscritos nos cadernos eleitorais. Com este Dia, enviamos uma mensagem de amizade, um convite a uma maior participação local. Relembramos também aos Parisienses quais são os nossos valores comuns», explica Hermano Sanches Ruivo, Conselheiro de Paris com o Pelouro dos Assuntos Europeus, na origem deste projeto.

Durante este Dia, Paris informará os cidadãos europeus sobre os seus direitos cívicos, nomeadamente no direito de voto e de elegibilidade nas eleições europeias e municipais. A cidade mobilizará também os seus parceiros para organizar tempos de encontros e debates, assim como animações festivas.

Outras ações propostas pela cidade de Paris inscrevem-se no quadro da promoção da cidadania europeia sobre o território parisiense. A Commissão europeia, por exemplo, financiou com 405.000 € o projecto Include, para aumentar a participação nas eleições europeias que se realizarão em 2019. Include prevê a possibilidade de estabelecer um Conselho Parisiense dos Europeus, sobre o modelo do Conselho Parisiense da Juventude.

Este «Dia da Cidadania Europeia» vem complementar outras ações implementadas por Anne Hidalgo desde o início do mandato com a finalidade de reforçar os elos com a Europa, à imagem do Label Paris Europe, da Fête de l’Europe, ou do Dia Europeu das Línguas.