Paulo Cafôfo deixou “imagem positiva” na visita a Lyon e a Saint Etienne

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

Nos dias 26 e 27 de abril, o novo Secretário de Estado das Comunidades visitou a Comunidade portuguesa residente em Lyon e em St. Etienne e deixou uma imagem “muito positiva”. Na comitiva estava também o Embaixador Luís Ferraz, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), assim como o Adjunto Duarte Caldeira e a Chefe de Gabinete Cristina Matos.

Na terça-feira, dia 26, Paulo Cafôfo reuniu com o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro e foi recebido pelo Maire da cidade. Pela tarde visitou algumas das associações portuguesas do ‘Grande Lyon’.

“Há possibilidades de subsídios e ajudas para as associações portuguesas, desde que os pedidos sejam feitos nas normas. Aconselho-vos a aproximarem-se do Consulado, pois será aí que devem entregar os processos de pedido e também é aí que vos ajudarão a constituir estes processos” disse Paulo Cafôfo ao visitar várias associações onde se inteirou das atividades que desenvolvem e das necessidades destas coletividades.

Acompanhado pelo Cônsul Geral André Cordeiro, o Secretário de Estado visitou as associações de Vaulx-en-Velin, Decines e St. Priest.

Visitou também a Universidade Lyon II e o Centro Camões de Língua Portuguesa, onde teve um encontro com professores e alunos. Foi informado que a universidade tem cerca de 400 alunos a aprenderem português, uns na Secção de estudos lusófonos e outros já em doutoramento ou frenquentando o Centro de línguas.

“Certamente que vamos trabalhar com muitos objetivos, por exemplo, melhorar as condições de atendimento consular, em breve, haverá grandes obras aqui, nos locais do Consulado-Geral em Lyon” disse Paulo Cafôfo no seu discurso de apresentação, durante a receção oferecida pelo Cônsul-Geral André Cordeiro, na presença de empresários, professores, vários funcionários do Consulado, assim como dirigentes associativos. “Também a nível de ensino e difusão da cultura e da língua portuguesa, assim como a nível empresarial, queremos facilitar os intercâmbios”.

“Vocês são mais de cinco milhões de Portugueses no estrangeiro e estão espalhados pelo mundo. Eu penso que merecem muita atenção e queremos valorizar todos os intercâmbios possíveis entre as Comunidades” acrescentou o Secretário de Estado.

Na quarta-feira, dia 27 de abril, deslocou-se a St. Etienne onde visitou o Departamento de Português da Universidade Jean Monnet, assim como a associação de alunos Lus’Ola. Visitou também a exposição “Memória e futuro nos caminhos da Revolução dos cravos” patente ao público nesta universidade. Seguiu-se várias reuniões de trabalho com os docentes e alunos de português.

Paulo Cafôfo deixou uma imagem “muito positiva” junto da Comunidade portuguesa da região de Lyon, que visitou no quadro dos roteiros “Portugal no Mundo: Caminhos para a valorização das Comunidades portuguesas”.

Esta quarta-feira o Secretário de Estado seguiu para londres onde vai encontrar Portugueses ali radicados, regressando a Portugal no domingo 1° de maio.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]