LusoJornal | Carlos Pereira

Paulo Cafôfo diz que influência da Comunidade portuguesa é “transversal” à sociedade francesa

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou ontem que a diversidade da Comunidade portuguesa em França faz com que a sua influência seja transversal à sociedade deste país, prometendo melhorar os serviços consulares.

“Estamos a falar de uma diversidade de pessoas que têm as mais diferentes atividades. Vamos desde o setor da construção, dos serviços, mas também tenho encontrado uma Comunidade qualificada e tive oportunidade de estar com académicos e cientistas, o que significa que a nossa influência é transversal à sociedade francesa”, disse Paulo Cafôfo, em declarações à Lusa.

O governante está desde a semana passada em França para a sua primeira deslocação oficial ao estrangeiro desde a tomada de posse e considerou que esta foi “uma visita feliz”, tendo encontrado em Paris, Bordeaux e Lyon uma “Comunidade muita ativa”, com “uma integração muito bem conseguida” e “bem vista”.

Após uma passagem por Londres a partir de hoje, o Secretário de Estado referiu que a prioridade para a Comunidade portuguesa em França é continuar a trabalhar na execução do novo modelo de gestão consular.

“O Centro de Atendimento Consular para França precisa de ser estendido a outras zonas consulares e vou estar empenhado nisso, mas também continuar com o projeto do novo modelo de gestão consular e o passo seguinte será criar o ‘e-cônsul’, uma plataforma ‘online’ que permite que determinadas solicitações possam ser feitas em casa”, indicou Paulo Cafôfo.

O Centro de Atendimento Consular para França está ativo desde a passada sexta-feira, sendo possível aceder a este serviço através do número fixo francês 01.73.01.16.80, mas serve por enquanto apenas a área consular de Paris e não permite fazer marcações para a aquisição de documentação.

Após ter visitado vários Consulados em França e reconhecendo “o brio e trabalho” dos Cônsules e dos funcionários consulares, o governante admitiu que “há um problema a ser resolvido”.

“Há problemas que têm de ser resolvidos e é por isso que eu cá estou para fazer evoluir a situação e a solução é integrada através deste novo modelo de gestão consular, utilizando novas ferramentas, mas também contratando novos funcionários”, concluiu.

Nesta primeira visita a terras gaulesas, Paulo Cafôfo esteve em Paris, Bordeaux e Lyon onde visitou os Consulados, encontrou-se com associações e figuras de destaque da Comunidade portuguesa, mas também com autarcas e outros representantes das autoridades francesas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]