LusoJornal | António Borga

Paulo Cafôfo diz que o Consulado de Paris tem diminuído “consideravelmente” os tempos de espera

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve em Paris onde se inteirou do funcionamento do Consulado Geral de Portugal nesta cidade. “Os prazos de espera têm vindo a diminuir e isso é da máxima importância para nós” disse Paulo Cafôfo em declarações ao LusoJornal.

“O Consulado de Paris tem merecido, da nossa parte, uma atenção especial, é a joia da coroa da nossa rede consular, pela importância que tem e pela Comunidade que serve” referiu o governante que esteve em Paris na sexta-feira e no sábado.

Paulo Cafôfo lembrou o reforço de 10 novos funcionários para o Consulado Geral de Portugal em Paris no último ano. “Quando eu cheguei à Secretaria de Estado reforçámos com 5 novos funcionários que já tinham tido cabimento anterior e recentemente demos autorização para mais 5 funcionários. Só em Paris, este reforço foi de 10 funcionários, quase todos já estão ao serviço, porque o último reforço ainda não está completamente preenchido, penso que ainda faltam dois funcionários, mas seguem o processo administrativo” disse. “Neste mês estarão todos ao serviço” garantiu.

Paulo Cafôfo lembrou também o Centro de Atendimento Consular (CAC) que agora está a funcionar em Portugal e que tem estado a responder às chamadas telefónicas de quem liga para o Consulado. “Há melhorias significativas, mas essas medidas significativas não servem para nos acomodarmos porque ainda há um caminho a fazer para continuar este serviço a esta Comunidade tão especial”.

A diminuição do tempo de espera de quem procura um atendimento consular é, para Paulo Cafôfo, “uma prioridade”. “O tempo de espera tem diminuído” garante.

“Estes novos funcionários que agora entram, necessitam de um tempo de formação e de rotatividade das tarefas que vão fazer, para melhor poderem desempenhar a sua função. Os tempos de espera estão a ser reduzidos e isso, para mim, é importante. A tendência é positiva e estamos a atingir, na verdade, um patamar em termos de quadro que serve para responder às necessidades”.

Mas o Secretário de Estado lembra que atravessámos recentemente uma pandemia mundial que afetou também os serviços consulares. “Não nos podemos esquecer que depois da pandemia houve um acumular de atos que ainda não conseguimos propriamente limpar, relativamente ao acumular de situações que não foram possíveis resolver durante quase dois anos. Mas essa situação está a ser resolvida e as perspetivas de futuro são boas”.

O Secretário de Estado também disse à Lusa que os Consulados estão atentos à situação social dos emigrantes face ao aumento dos preços, não tendo havido até agora mais pedidos que o habitual. “A inflação é um problema transversal a toda a Europa e tem reflexos na nossa Comunidade, nós temos instrumentos de apoio social aos idosos carenciados e aos emigrantes carenciados, sendo questões distintas já que uma é uma ajuda pontual e a outra é ajuda com um complemento de pensão. Ainda não verificámos nenhum aumento dos pedidos de ajuda, mas estamos atentos com o nosso Adido social”, declarou, referindo-se a Miguel Costa que é o Adido Social do Consulado Geral de Portugal em Paris.

Paulo Cafôfo pede aos emigrantes para não hesitarem em contactar os Consulados das suas regiões, caso se encontrem numa situação de precariedade, já que “o Estado português, quer seja com pessoas, quer seja com mecanismos de apoios, está preparado para amparar quem mais precisa”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]