Paulo Cafôfo foi recebido esta manhã pelo Maire de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas chegou esta manhã a Lyon e encontrou-se com o Maire da cidade, o ecologista Grégory Doucet, acompanhado pelo Cônsul Geral de Portugal André Sobral Cordeiro, no quadro do roteiro “Portugal no mundo: Caminhos para a valorização das Comunidades portuguesas” que começou em Paris e já passou por Bordeaux.

“Esta ligação com as autarquias é fundamental por diversas razões: antes de mais para lhes agradecer o apoio que têm dado a toda a Comunidade portuguesa, mas também procurei valorizar a importância que estes Portugueses e Portuguesas têm para o desenvolvimento da França” disse Paulo Cafôfo em declarações ao LusoJornal.

O governante português agradeceu o apoio que Lyon tem dado à Comunidade e às associações portuguesas, mas também enalteceu o contributo da Comunidade portuguesa para o crescimento económico de Lyon. “Aqui temos uma geração que tem estado ocupada na construção civil e nos serviços, mas agora também vemos quadros qualificados que começam a dar cartas nas empresas deste país e a contribuírem para o desenvolvimento da França” diz Paulo Cafôfo depois da reunião. “Pagam os seus impostos e acabam por ser também um fator de valorização cultural, porque os portugueses e as portuguesas que estão aqui, estão muito bem inseridos na sociedade, não só por se relacionam bem com os franceses e com outras comunidades aqui residentes, mas também porque são embaixadores da cultura portuguesa e esse é um fator que se realça e nos distingue entre outros povos que residem em França”.

Paulo Cafôfo também evocou a instalação de empresas portuguesas em França sobretudo em áreas que são caras ao novo Maire de Lyon. “A conversa centrou-se particularmente na questão de empresas relacionadas com a descarbonização da economia, uma ação que, em particular, a autarquia de Lyon está empenhada, mas também noutros sectores de negócio que possam contribuir para criar emprego”. Mas o Secretário de Estado abordou ainda “o investimento que possa ser realizado por empresas francesas em Portugal”.

O Secretário de Estado abordou ainda a questão da língua portuguesa e pediu a Grégory Doucet para “ter em consideração e exercer influência” para que o português seja ensinado em mais escolas francesas. “É uma colaboração útil para a expansão da língua portuguesa e para dar mais valências importantes aos portugueses e lusodescendentes, mas também aos franceses que queiram aprender uma nova língua” explicou Paulo Cafôfo.

Na reunião participou também Sonia Zdorovtzoff, 17ª Maire Adjointe com o pelouro das Relações internacionais, Cooperação e Solidariedade.

Nesta visita a França que já começou na sexta-feira, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas já tinha encontrado o Maire de Pontault-Combault, na região parisiense e ainda vai encontrar amanhã o Maire de Saint Etienne e mais tarde o Mayor de Londres, quando já estiver no Reino Unido, ainda esta semana.

“Estes contactos institucionais de cooperação externa, são absolutamente indispensáveis para valorizar a nossa Comunidade, a sua integração e aquilo que é o seu contributo para uma sociedade mais tolerante, mas também para país, neste caso a França, ser um país com maior desenvolvimento” comentou para o LusoJornal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]