LusoJornal | Mário Cantarinha

Paulo Cafôfo inicia hoje uma visita a Bordeaux e amanhã vem para Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, chega esta manhã a Bordeaux e este sábado à tarde já estará em Paris. A visita, que decorre entre os dias 26 e 28 de maio, integra contactos com autoridades locais bem como encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da comunidade portuguesa, prestando homenagem à língua e à cultura portuguesa.

Esta tarde vai visitar a exposição “Arte Pré-histórica – do Atlântico ao Mediterrâneo”, que integra Gravuras do Côa, no Musée de l’Aquitaine, e segue depois para Cenon, onde vai participar na abertura oficial da 11ª edição do “Marché Portugais”, uma festa portuguesa de arte, artesanato e gastronomia, promovida pela Associação Alegria Portugaise de Gironde e pela autarquia local e onde está patente ao público, em paralelo, a Feira do livro português de Bordeaux, numa iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Bordeaux.

No sábado de manhã, antes de seguir para a capital, Paulo Cafôfo vai participar na “Journée du Portugal” organizada pelo Consulado-Geral em Bordeaux, onde vão ser entregues os XII Prémios de Língua Portuguesa daquele Consulado-Geral e onde vai ser inaugurada a exposição “Mundo da Lusofonia – Especial Centenários” do coletivo Borderlovers – dos artistas Nathalie Afonso, Pedro Amaral, Sidney Cerqueira, Carlos Farinha, Ivo Moreira e Mathieu Sodore – na Halle des Chartrons.

Já em Paris, Paulo Cafôfo vai estar este sábado, às 15h00, numa cerimónia de entrega de tablets do Programa de Digitalização do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) com fundos do PRR, destinados a alunos, professores e leitores. A cerimónia vai ter lugar no Consulado-Geral de Portugal em Paris.

.

Secretário de Estado da Justiça junta-se a Paulo Cafôfo em Paris

Ainda no sábado à tarde, o Secretário de Estado das Comunidades vai ter uma reunião com a Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) e empresários portugueses, também no Consulado-Geral de Portugal em Paris.

Para esta reunião junta-se o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, trazendo na bagagem a divulgação do BUPI – Balcão Único do Prédio, bem como uma campanha de divulgação junto da diáspora dos registos civil, predial e comercial.

Paulo Cafôfo e Pedro Ferrão Tavares são os convidados de honra da 47ª Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault, que vai ter lugar este fim de semana naquela cidade do Val de Marne, organizada pela Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault e pela autarquia local.

A visita enquadra-se no conjunto de iniciativas de Paulo Cafôfo junto da diáspora, para este mandato, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”, com o objetivo de “reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora” diz uma nota do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas enviada às redações.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]