LusoJornal | Carlos Pereira

Paulo Cafôfo no sul da França para participar na Gala de Verão da CCIFP

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas desloca-se este fim de semana a Nice e a Beausoleil e vai participar, em Sainte Maxime, na Gala de Verão da Delegação PACA da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa. Uma centena de empresários franco-portugueses vão participar neste evento onde vão ser premiadas empresas e empresários, que se distinguem pela sua ação e inovação.

Paulo Cafôfo tem contactos previstos com funcionários consulares e diplomáticos, encontros de trabalho com autoridades locais, bem como encontros com empresários e representantes da Comunidade portuguesa na região.

O Secretário de Estado vai assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa em diferentes momentos ligados à educação e à cultura, ilustrando também a importância e reconhecimento da língua portuguesa como um ativo global.

Para além do encontro com a Comunidade portuguesa de Beausoleil, a agenda integra uma visita aos ateliers de língua portuguesa organizados pelo Consulado-Geral de Portugal em Marseille e pela Mairie de Beausoleil. Estas ações, organizadas no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, pretendem sensibilizar crianças e adultos para o papel internacional da língua portuguesa, de forma lúdica, sendo dirigidos tanto a portugueses como a estrangeiros. Num outro momento, destaca-se também a visita ao Collège Risso, uma escola primária pública, que disponibiliza ensino de português através de protocolo com o Instituto Camões.

O programa do Secretário de Estado prevê ainda uma visita à Villa Arson, em Nice, equipamento importante no tecido cultural e criativo do sul de França, no qual Portugal tem sido bem acolhido ao longo dos últimos anos, e recentemente durante a Temporada Portugal-França 2022.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]