Paulo Cafôfo participou ontem no Encontro da Diáspora Arcuense

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, esteve ontem em Arcos de Valdevez para participar no Encontro da Diáspora Arcuense organizado pela Câmara municipal daquele concelho minhoto.

“Sendo uma região de baixa densidade, um concelho do interior, com uma diáspora significativa, é importante aproximar quem vive mais longe, mas que nunca daqui saiu” diz Paulo Cafôfo. “Tal significa não apenas atrair pessoas e investimento, mas também mantermo-nos próximos. Próximos com melhores serviços consulares, mais aposta no ensino da língua, mais apoio para projetos associativos no estrangeiro e mais oportunidades para estudar em Portugal”.

Todos os anos, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez convida arcuenses que integram os órgãos sociais de associações sediadas nos países de acolhimento ou empresários radicados no estrangeiro. “Com este Encontro pretendemos reforçar os laços entre a nossa vasta Comunidade de emigrantes e a sua Terra Natal, em termos culturais, sociais, turísticos e empresariais” diz o Presidente João Manuel Esteves.

Este evento decorreu durante as Festas Concelhias de Nossa Senhora da Lapa, que têm lugar de 2 a 13 de agosto, tendo sido o dia de ontem dedicado ao Emigrante.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e os respetivos convidados do Encontro foram recebidos às 9h00 nos Paços do Concelho, tendo o Presidente da Câmara João Manuel Esteves feito uma apresentação das principais iniciativas socioeconómicas em curso em Arcos de Valdevez

Depois foi apresentado o Programa Regressar e o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, “enquanto exemplos de políticas públicas de valorização das Comunidades portuguesas” justifica Paulo Cafôfo.

Depois da intervenção do Secretário de Estado, foi feita uma visita ao “Espaço Valdevez”, um espaço de valorização do património arqueológico de Arcos de Valdevez e seguiu-se um almoço com os convidados oferecido pelo município arquense.

Este ano já não participou no Encontro a Maire Adjointe de Antony, Rosa Macieira Dumoulin, falecida em julho, mas lá estava, por exemplo, Fernanda Alves, Maire Adjointe de Cenon e organizadora do Marché Portugais daquela cidade, Manuel Brito, o Presidente da ARCOP de Nanterre, o empresário Manuel da Silva, fundador do Portugal Business Club de Bordeaux, ou ainda o empresário José da Costa, da empresa de limpesa AMG, entre vários outros participantes.

A presença de Paulo Cafôfo em Arcos de Valdevez insere-se num périplo que está a realizar, neste início de agosto, por vários concelhos do norte e interior do país, no quadro da iniciativa “Ligar Portugal à Diáspora”. Na semana passada esteve em Vila Nova de Paiva e amanhã, dia 10 de agosto estará em Montalegre.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]