Paulo Pisco, António Oliveira e Nathalie de Oliveira integram a Comissão Nacional do PS

O Deputado do Partido Socialista eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco, foi reeleito membro da Comissão Nacional do PS no 22º Congresso do Partido que decorreu no fim de semana passado na Batalha.

«De acordo com o artigo 59º dos Estatutos do Partido Socialista, a Comissão Nacional é o órgão deliberativo máximo entre Congressos, competindo-lhe estabelecer a linha da atuação do Partido, nomeadamente na esfera da sua ação política e zelar pela sua aplicação» diz uma nota do Deputado Paulo Pisco enviada às redações.

No âmbito das Comunidades, são ainda membros por inerência na Comissão Nacional os Coordenadores das duas Secções socialistas com maior número de militantes na Europa e das duas de Fora da Europa. Sendo assim, António Oliveira da Secção do PS de Paris e Nathalie de Oliveira, da Secção do PS de Metz, também integram a Comissão Nacional, juntamente com os representantes das Secções de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Foi ainda eleita membro da Comissão Nacional a Secretária-Coordenadora do PS no Luxemburgo, Mili-Tasch Fernandes.

Hermano Sanches Ruivo, que tinha integrado esta Comissão Nacional no Congresso anterior, não faz parte da atual Comissão que saiu do XXII Congresso.

De salientar ainda que o professor universitário Rui Pena Pires foi eleito para a Comissão Permanente do PS, o órgão operacional da Direção deste Partido e que é liderado pela Secretária-geral Adjunta, Ana Catarina Mendes.

Rui Pena Pires, professor universitário no ISTE, é sociólogo e já fazia parte do Secretariado Nacional do PS desde 2016. Investigador do Centro de Estudos e Investigação de Sociologia, o novo membro da Comissão Permanente do PS tem desempenhado as funções de Coordenador do Observatório da Emigração desde 2009.

Rui Pena Pires integrou o Conselho de Administração do Observatório Europeu do Racismo e Xenofobia da União Europeia (entre 2006 e 2007) e o Conselho de Administração da Agência de Direitos Fundamentais da União Europeia (2007/2010). É autor e coautor de diversas publicações como «Um atlas das migrações internacionais» (2010), bem como do Relatório anual sobre emigração portuguesa (desde 2014).