Peregrinação a N. Sra de Fátima: Cerca de cinco mil peregrinos reunidos no Mont-Roland (Jura)

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

Decorreu este fim de semana, no Santuário de Mont-Roland, no Jura, a 54ª Peregrinação a Nossa Senhora de Fátima.

Iniciada este sábado, dia 13, com a Missa Vespertina e Procissão de velas – cerimónia que foi celebrada pelo Padre Jerónimo Fernandes, vindo de Portugal – a peregrinação contou com a presença de várias centenas de peregrinos.

No domingo, dia 14, as cerimónias religiosas começaram às 10h30, com a missa presidida pelo Bispo de St Claude, no Jura, Mgr Garin e cocelebrada pelo padre Jerónimo Fernandes, entre outros.

Numa estimativa da organização, cerca de 5.000 peregrinos marcaram presença no Santuário Mariano de Mont-Roland, que contou igualmente com a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, nos dois dias de celebração.

Mas bem antes do início das cerimónias religiosas, fora do recinto religioso, já se ouviam as concertinas e os cantares populares, com os cheiros apetitosos vindos das churrasqueiras e outras petiscarias, o que levava a prever um dia de grande festa, fazendo relembrar aqueles anos que antecederam a pandemia.

Arménia Pereira, Presidente da associação “Pelerinages Notre Dame de Fátima à Mont-Roland”, desabafou ao LusoJornal, estar “felicíssima” com o regresso dos peregrinos, muitos deles vindos da vizinha Suíça.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]