Peregrinação portuguesa em honra de N. Sra de Fátima vai ter lugar na Basílica de Fourvières

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

A Associação católica organizadora de Fátima em Fourvière (ACOFF), está a preparar a peregrinação bianual em honra de Nossa Senhora de Fátima na diocese de Lyon.

Nos dias 13 e 14 de maio, a Basílica de Fourvière que se situa na colina do mesmo nome, vai acolher a Comunidade portuguesa em peregrinação para venerar a Virgem Maria com o nome de Fátima. Todos os anos, no domingo mais próximo do dia 13 de maio, data das aparições em 1917, na Cova da Iria, a associação ACOFF, recentemente criada, prepara esta peregrinação que existe desde os anos 67. O objetivo da associação é de criar condições e um ambiente de oração e de recolhimento venerando e agradecendo a Virgem todas as graças pedidas pela comunidade, sua devota.

“Este ano temos a comunicar que o padre ‘pregador’ é o frade Franciscano de nacionalidade cabo-verdiana, Frei Elvino Reis, o que certamente fará prazer à Comunidade cabo-verdiana muito numerosa nesta cidade de Lyon, e que sempre está presente nestes dias” explicou ao LusoJornal o Padre Matteo.

“Este é o segundo ano que me ocupo desta peregrinação, mas a primeira como responsável da Comunidade portuguesa, pois fui nomeado pelo Bispo no inicio do ano 2023” disse o padre Matteo ao LusoJornal. “Tenho todo o prazer em ajudar a Comunidade na sua vida espiritual. E esta peregrinação, que reúne cerca de três mil pessoas em dois dias, é uma manifestação cheia de simbolismos cristãos e de fé Mariana, e muito evangelizadora. Jovens e menos jovens vêm aqui descobrir uma faceta da fé Cristã que devemos acarinhar para que ela tome lugar nos seus corações de cristãos”.

“Os programas dos dois dias são quase idênticos aos dos outros anos” explica Manuel Batista, um dos responsáveis da ACOFF. A procissão de velas parte da Catedral de S. João, no sábado, dia 13 de maio, pelas 20h00, e subindo os jardins de Fourvière, vai terminar com um tempo de adoração na Basílica, com um tempo de confissões”.

No domingo, dia 14, está a ser preparada uma missa solene, pelas 14h00, na Basílica de Fourvière, seguida da tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas adjacentes da Brasília. “E no final o ‘Adeus à Virgem’ que comove grande parte da assembleia” conclui Manuel Batista.

“Esta peregrinação quer reunir simplesmente um espírito de oração e de agradecimentos espirituais à Virgem Maria e não tem nada de profano. A festa é só nos corações…” disse por seu lado Georgina Santos.

Na região de Lyon, em várias localidades, as Comunidades católicas portuguesas locais, organizam este tipo de eventos religiosos durante o mês de maio, em todos os fins de semana, desde Brignais, à Neuville, St. Genis Laval, até Montluel.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]