Périplo da Universidade Aberta pelo sudoeste de França

A Universidade Aberta (UAb) organizou durante o fim de semana passado um périplo pelo sudoeste de França e por Andorra com o objetivo de apresentar a instituição junto das Comunidades portuguesas nestas regiões.

Com a coordenação da Vice-Reitora para a Qualidade e Cooperação Internacional, a professora Carla Padrel de Oliveira, «este roadshow pretende chegar junto das Comunidades portuguesas e de outras organizações/empresas do Sudoeste de França e Andorra de forma a dar a conhecer a instituição e o seu projeto científico e pedagógico, em língua portuguesa».

Demonstrar nomeadamente as oportunidades que as tecnologias e as metodologias de ensino e aprendizagem a distância oferecem, no contexto da sociedade digital e em rede.

No atual contexto mundial em que cerca de 260 milhões de pessoas são falantes de português, «o compromisso e a visão estratégica da Universidade são a difusão e a partilha de um rico e diversificado património linguístico, histórico, cultural e científico».

A comitiva da UAb esteve no Consulado de Bordeaux, depois reuniu com os quadros de empresas e elementos da Comunidade portuguesa de Pau, no sábado esteve com representantes da Comunidade portuguesa em Toulouse e em Andorra e finalmente no domingo fez uma visita à associação e encontro com a Comunidade de Perpignan.

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal e utiliza nas suas atividades de ensino as mais avançadas metodologias e tecnologias de elearning, disponibilizando em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e para qualquer idade, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida.

A UAb já formou mais de 32 mil estudantes e tornou-se numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual.

Em 2010, o modelo foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes.

Em 2011 no âmbito do esquema europeu de Níveis de Excelência, a European Foundation for Quality Management (EFQM) distinguiu a UAb com o 1º Nível de Excelência Committed to Excellence (C2E). Em 2016, o comprometimento da UAb com a qualidade foi reconhecido, pela EFQM que distinguiu a Universidade com 4 Estrelas no 2º Nível de Excelência Recognized for Excellence (R4E). Este ano a UAb recebeu a certificação da Norma 27001 pela Associação Portuguesa de Certificação tendo sido reconhecido a segurança da sua plataforma de elearning.

 

www.uab.pt