Pinheiro de Natal reciclado em Pontault Combault

O Instituto Lusófono e a Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Pontault Combault (77), este ano resolveram homenagear as vítimas dos incêndios em Portugal de uma forma simbólica.

«Decidimos que o tradicional Pinheiro de Natal seria criado pelos alunos, com material reciclável e/ou reaproveitamento do que a escola nos oferece no seu ambiente» dizem numa nota enviada à redação do LusoJornal. Desta feita, foi criado um Pinheiro com os livros da biblioteca da associação e foi feita uma campanha de recolha de garrafas plásticas, junto dos alunos, pais, amigos e voluntários.

«Todos se prestaram ao exercício e graças ao Sérgio Batista o projeto passou de uma ideia a um esboço, esquema e realidade, que ganhou vida no espaço de duas semanas com a ajuda dos alunos, professores e alguns voluntários» explicou Débora Cabral, uma das professoras do Instituto.

O trabalho foi motivo de reflexão nas aulas: o conceito de reciclagem, a importância desta para o meio ambiente; o aquecimento global e as suas consequências; o que cada um de nós pode fazer no dia a dia para reciclar.

«Portugal e a realidade incendiária deste último ano foi o ponto central para sensibilizar os alunos à importância da reciclagem, mas sobretudo também ao respeito pela natureza» explica a professora. «Um pensamento pelas vítimas, famílias e um gesto simples: o Instituto Lusófono e a Apcs de Pontault-Combault contribuíram para que uma árvore não fosse arrancada da Terra».

Os dirigente da associação explicam que cabe a cada um de nós, nos gestos simples do quotidiano, ter um comportamento responsável pelo planeta em que vivemos.

«Obrigada ao Sérgio Batista por ter agarrado este projeto e a todos aqueles que permitiram a realização do mesmo: alunos, pais e voluntários» conclui Débora Cabral. «O Instituto Lusófono e a APCS de Pontault Combault desejam a todos Festas Felizes e Póspero Ano Novo».