Planète Sporting: toda a atualidade desportiva do Sporting em língua francesa

O blog «Planète Sporting» festejou, este ano, dez anos, e é gerido por Manuel André e Toni Martins. Ambos adeptos do Sporting, vão alimentando consoante a atualidade, tudo o que diga respeito ao Sporting Clube de Portugal.

Para além dos resultados, o blog alimenta sistematicamente os textos com fotografias e dá as diferentes classificações.

O criador do blog, em fevereiro de 2007, foi Manuel André, que decidiu partilhar a sua paixão com os demais, em língua francesa. «Sou sócio do Sporting e como costumava comentar à minha volta tudo o que dizia respeito ao Sporting, surgiu a ideia de ser mais ativo e de partilhar com os outros».

Muito rapidamente o blog começou a ter êxito e a ser comentado pelos adeptos de todas as idades, nas várias modalidades. Um deles destacou-se mais pelo seu conhecimento e relevância: Toni Martins, residente na região parisiense, que aceitou o desafio de integrar a aventura.

«Foi assim que o convidei para se juntar a mim, dois anos depois, e a partir daí a colaboração tem funcionado bem». Cada um tem as suas tarefas, enquanto um se ocupa de umas disciplinas, o outro cobre as outras. «Moramos longe um do outro, enquanto eu estou perto de Toulouse, ele está em Paris, mas através do telefone ou da internet trabalhamos bem juntos».

Mesmo se é por paixão que dão vida ao blog, são precisas algumas horas por semana para alimentar de forma assídua. Toni Martins explicou que consultam a imprensa para escreverem os seus artigos. «Depende da atualidade, há semanas com mais jogos e outras com menos».

Mesmo se o futebol é rei, ambos pretendem dar cobertura sobre as modalidades principais e serem os mais neutros possíveis. «Porém também damos a nossa opinião sobre as competições», reconheceu Manuel André.

Com uma média de 4 artigos por semana, cada um, o blog tem ganho notoriedade junto dos adeptos em França com uma média de 400 visitas por dia.

Mas ser sportinguista não significa frequentar ou pelo menos já ter ido ao estádio de Alvalade, em Lisboa, e quem comprovou isso foi Toni Martins que pela primeira vez, em abril passado, teve a agradável supresa de ir assistir ao dérbi, em casa, contra o Benfica, para festejar os seus 40 anos. «Foi uma sensação única e espetacular. Estar ali rodeado de tantos adeptos, e viver o jogo ao vivo, foi de facto incrível», recordou ao LusoJornal.

Sportinguistas de alma e de coração, os dois amigos gostavam de dar ainda «mais vida ao blog, servindo-se das redes sociais, mas ainda vamos ponderar bem essa ideia», precisou Manuel André.

Mesmo se a equipa principal de futebol empatou com o Porto, este fim de semana, em casa, Manuel André e Toni Martins estão confiantes que tudo pode acontecer até ao final do Campeonato e esperam confiantes pelo título de Campeões.

 

http://planete-sporting.blogspot.fr/