Lusa / Paulo Novais

Poitiers convidou Coimbra a integrar o projeto para constituir Rede Europeia de Cidades Universitárias

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A Câmara Municipal de Coimbra vai participar na “European Network of University Towns”, a convite do município de Poitiers, França.

Trata-se de “uma rede de trabalho informal, sem custos para o município, no âmbito do projeto da Carta Constitutiva da Rede Europeia de Cidades Universitárias, cujo objetivo é partilhar as boas práticas no contexto do apoio e desenvolvimento da mobilidade europeia”.

A “European Network of University Towns” visa “contribuir para a partilha de boas práticas e contactos entre cidades parceiras à escala europeia, a fim de aumentar o apoio à mobilidade”.

Visa ainda “melhorar as condições da mobilidade, bem como o apoio prestado aos cidadãos antes, durante e depois das suas experiências de mobilidade; diversificar os percursos de mobilidade, para além dos programas de intercâmbio académico, e consequentemente introduzir novos públicos nas políticas de apoio e desenvolvimento da mobilidade: trabalhadores e pessoais em situação de vulnerabilidade, estagiários, jovens licenciados à procura do primeiro emprego”.

Enriquecer os percursos de mobilidade e encorajar uma verdadeira dimensão de cidadania, com o objetivo de criar laços duradouros entre as pessoas em mobilidade e os territórios de acolhimento e de partida; incentivar a consulta e a cooperação com todos os atores suscetíveis de estarem envolvidos na mobilidade: universidades, estabelecimentos de ensino superior e de formação, o setor associativo e outras organizações envolvidas na mobilidade estudantil são outros dos objetivos desta rede de trabalho informal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]