Política brasileira vai ser discutida na Maison de l’Amérique Latine

A associação «Autres Brésils» organiza, na Maison de l’Amérique Latine, uma mesa redonda sobre a política brasileira, no dia 27 de junho, às 19h00.

A quatro meses das eleições presidenciais no Brasil, a jurista Carol Proner, a historiadora Silvia Capanema e o economista Pierre Salama vão fazer um balanço sobre a vida política brasileira atual.

O Brasil está a viver um contexto político e social tenso, em que o impopular Presidente da República atual, Michel Temer, declarou que não se vai apresentar às próximas eleições, em que um ex-Presidente Lula da Silva, apesar de favorito nas sondagens, se encontra ainda encarcerado impedido de se recandidatar, com a Esquerda a tentar reconstruir-se e uma Extrema-direita liderada por Jair Bolsonaro, o candidato que pode ser o grande beneficiado com o clima de instabilidade atual.

Os intervenientes vão discutir, também, sobre os atuais movimentos de greve nos transportes rodoviários, do setor petroleiro que paralisaram o país nas últimas semanas e os grandes temas que estarão em jogo na próxima campanha eleitoral como as questões de segurança, as escolhas económicas, a imigração proveniente da Venezuela ou de Cuba ou ainda o Estado de Direito.

Neste contexto agitado, a associação diz querer convidar «a refletir e a decifrar as notícias brasileiras dos últimos meses, para melhor entender os eventos que se prefiguram, e que culminarão nas eleições presidenciais de outubro».

A associação «Autres Brésils» foi criada em 2002 através da iniciativa de pessoas brasileiras e francesas, que tinham como preocupação elaborar instrumentos de informação e de intercâmbio sobre o Brasil e lutar contra os clichés e os preconceitos sobre o Brasil. Fruto dessa preocupação nasceu no mesmo ano, em outubro, o site internet «Autres Brésils». O site internet de informação é redigido em francês para que o público francófono possa descobrir a sociedade brasileira.

O site faz a difusão e sobretudo a tradução em francês de artigos, reportagens, análises, pontos de vista e testemunhos sobre o Brasil em proveniência de uma rede de parceiros franceses e brasileiros. São igualmente propostos ao público dossiers temáticos, mais aprofundados, que tratam de grandes problemáticas sociais.

Para além do site internet, a associação «Autres Brésils», também organiza projeções de documentários, nomeadamente no âmbito do Festival anual «Brésil en Mouvements», e organiza, igualmente, debates e mesas-redondas, com o objetivo de decifrar as questões de sociedade que dizem respeito tanto ao Brasil, como a França e à Europa.

A associação «Autres Brésils» é, ainda, um centro de documentação sobre a sociedade brasileira, e propõe o aluguer de filmes e de exposições.

 

Maison de l’Amérique-latine

217 boulevard Saint Germain

75007 Paris

www.autresbresils.net

www.mal217.org/fr/agenda/actualite-et-perspectives