Porque é importante fazer uma Inscrição consular?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A inscrição consular deve ser o primeiro passo de qualquer português que se mude para o estrangeiro, permitindo-lhe pedir e receber apoio do Estado em diferentes cenários. É um processo rápido, gratuito e acima de tudo simples.

Saiba o que fazer nestas perguntas.

 

O que é uma inscrição consular?

A inscrição consular é um ato gratuito e voluntário, mas também altamente recomendável, para qualquer cidadão português que viva no estrangeiro. Qualquer ato consular (como a renovação de um Cartão de Cidadão ou a emissão de certificado) exige a inscrição do cidadão em causa.

 

Quais são as vantagens de ter uma inscrição consular?

Além de lhe permitir realizar qualquer ato consular, as inscrições consulares são muitas vezes essenciais para que a rede consular e diplomática portuguesa possa atender melhor às suas necessidades. Este é um ponto especialmente forte em situações de emergência, como uma catástrofe natural ou atentado terrorista, onde é essencial conhecer onde e como vive a Comunidade portuguesa para poder aferir a sua situação em casos extremos.

 

Posso fazer a inscrição consular online?

Pode, desde que tenha um leitor de Cartão de Cidadão (nesse caso, consulte o endereço AQUI) ou, em alternativa, se tiver Chave Móvel Digital (assim sendo, dirija-se AQUI).

 

Mas eu não estou à vontade com os meios digitais. Assim sendo, posso fazer a inscrição consular presencialmente?

Pode. Nesse caso, não se esqueça disto: deve levar consigo um Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte ou outro documento de identificação. Todos estes documentos devem ser, preferencialmente, válidos e com fotografias.

 

Posso recorrer aos serviços de outros Consulados ou Secções Consulares além daquele onde me registei?

Sim. Desde que esteja inscrito num Posto Consular, pode recorrer aos serviços, em qualquer país do mundo, mediante marcação, disponível AQUI.

 

Mais informação disponível AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]