Saúde: Porque mudam de cor os olhos do bebé

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A estrutura dos olhos responsável pela sua cor é a íris.

A cor da íris depende de um pigmento que existe também na pele e no cabelo e que se chama melanina. A íris é constituída por células musculares e outros tipos de células dispostas em duas camadas. Tem a capacidade de relaxar ou contrair, alterando o tamanho da pupila, para deixar entrar mais ou menos luz.

Na maioria das pessoas, a camada posterior da íris, o epitélio pigmentar, tem algum pigmento castanho mesmo em olhos não castanhos. Nas pessoas com olhos castanhos a camada anterior, o estroma, tem também algum pigmento castanho nas suas células. Pessoas com olhos azuis não têm pigmento na camada anterior. Quanto mais melanina existir na íris mais escura será a cor dos olhos. Os olhos azuis, verdes, cor de avelã ou cor de mel não têm pigmentos diferentes, têm apenas menos quantidade de melanina. Na verdade, à semelhança do que acontece com o céu e com o mar, não existe um pigmento de cor azul nos olhos. Com menos melanina, menos luz é absorvida e mais luz é refletida fazendo o olho parecer azul. Por este motivo, algumas cores como o azul, verde e avelã podem parecer diferentes dependendo das condições de luminosidade.

A quantidade de melanina na íris é determinada geneticamente, sendo a cor castanha a mais frequente, existindo em cerca de 80% dos casos. A cor azul tem uma prevalência de 8-10% e a verde de 2%.

Há cerca de 10.000 anos atrás todos os seres humanos tinham olhos castanhos. Pensa-se que terá existido uma mutação num gene, que controla a produção de melanina e que provocou a diminuição da sua produção na íris, resultando numa cor de olhos azul.

Inicialmente pensava-se que a cor dos olhos era determinada por um único gene. Estudos recentes sugerem que existem cerca de 16 genes responsáveis. Os efeitos da combinação destes genes, dos quais os mais importantes são o OCA2 e o HERC2 originam a variedade de cores existentes: castanho claro, castanho escuro, azul, cinzento, verde, violeta, mel, avelã. Por este motivo não é possível prever a cor dos olhos de um bebé através da cor dos olhos dos seus pais.

Quando os bebés nascem, os seus olhos, por vezes, parecem azulados porque a melanina ainda está em desenvolvimento. Nos bebés de pele clara os olhos são frequentemente azuis ou acinzentados ao nascimento porque foi produzida ainda muito pouca melanina. Durante aproximadamente os primeiros doze meses de vida as células começam a produzir melanina e quanto mais melanina for produzida mais escura fica a íris. Assim, na maioria das crianças, a mudança de cor dos olhos termina pelo primeiro ano de vida, mas, em alguns casos, a cor pode continuar a mudar durante mais alguns anos.

Enquanto nas crianças pequenas a mudança de cor dos olhos pode ser normal, nos adultos é rara. Estas alterações podem estar relacionadas com a íris ou com outras estruturas do olho criando a ilusão da íris ter uma cor diferente. Quando se verifica uma mudança destas, pode tratar-se de uma situação inócua como por exemplo o efeito de alguns medicamentos usados para tratar o glaucoma ou pode ser um sinal de uma doença de etiologia genética, inflamatória ou traumática. Uma pupila dilatada em apenas um dos olhos pode fazer parecer a cor de um olho diferente do outro. Esta situação denominada de anisocória precisa sempre de investigação médica podendo corresponder, entre outras causas, a um evento isquémico ou a um tumor.

A maioria das pessoas irá ter a mesma cor de olhos desde a altura em que começa a dar os primeiros passos até à idade sénior. Qualquer diferença que se note na cor dos olhos depois da infância deve ser motivo de observação numa consulta de oftalmologia.

 

Dra. Ana Amaro

Oftalmologista

Hospital Lusíadas Lisboa

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]