Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Porto e Vendôme: uma relação histórica entre realidade e lenda

ND de la Trinité de Vendôme | LSG ND de la Trinité de Vendôme | LSG ND de la Trinité de Vendôme | LSG ND de la Trinité de Vendôme | LSG Sé do Porto Sé do Porto
Donativos LusoJornal

 

Para além da fé, o que une a Catedral do Porto com Abbaye de la Trinité de Vendôme?

Difícil de determinar se se trata de uma realidade ou de uma lenda. O que une estas duas cidades é o facto de possuírem em comum o culto a Nossa Senhora de Vandoma.

A devoção tem a sua origem num episódio conhecido como Armada dos Gascões que terá acontecido por volta do ano 990, na altura em que Dom Munio Viegas liderou uma armada de cavaleiros originários da Gasconha. Estes, ao desembarcarem na foz do rio Douro, terão combatido os Mouros que dominavam a região do Porto. Juntamente com os Gascões vinha Dom Nonego (Onégo), Bispo da localidade francesa de Vendôme (departamento atual do Loire et Cher) que acabou por se tornar Bispo do Porto. A lenda conta que o Bispo de Vendôme trouxe consigo uma cópia da imagem de Nossa Senhora da Catedral de Vendôme, uma estátua coroada de Maria, um cetro e o próprio Menino Jesus com um pássaro na mão, tudo isto esculpido na pedra da Loire.

A cidade invicta consagrou Nossa Senhora da Vandoma como sua padroeira, devoção patente ainda hoje no brasão da cidade. No transepto esquerdo da Sé do Porto, podemos também observar um altar em honra de Nossa Senhora da Vandoma.

Conta a história – ou a lenda – que depois da batalha, D. Munio e os Franceses, reedificaram o Porto. Ergueram as antigas e fortes muralhas, e na parte mais elevada da cidade fundaram um castelo bem fortalecido que, depois do Conde D. Henrique, serviu de habitação dos bispos, aos quais foi doado. A torre e a porta principal foram obra de D. Nonego, que a nomeou porta Vandoma, na frontaria da torre fez erguer o santuário, onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora da Vandoma, também conhecida por Nossa Senhora do Porto, que trouxera consigo de França.

Historiadores franceses e portugueses são bastante reservados quanto à coerência desta história, no entanto estabeleceram-se relações entre Vendôme e Porto que deram origem ao mesmo culto, tendo sido erguida novamente estátua semelhante à da Sé de Porto, depois do fim da II Guerra mundial, junto ao vitral de Nossa Senhora, na capela axial da Abbaye de la Trinité, em Vendôme.

 

Religião
X