Portugal convidado das Vindimas de Montmartre

A festa incontornável das Vindimas de Montmartre regressa ao topo da colina de Montmartre, de 11 a 15 de outubro, com espetáculos diversos, passeios e exposições abertas a todos as festividades têm vindo a aumentar de ano para ano e trazem sempre novas surpresas. Este ano Portugal é o convidado de honra com a sua gastronomia e vinhos únicos.

O 19° bairro parisiense festeja a arte da mesa, das luzes e da liberdade no âmbito da 84° edição da Festa das Vindimas de Montmartre.

Desde 1934 que se celebra, no mês de outubro, os vinhos e durante cinco dias o bairro transforma-se numa festa popular através de diferentes stands e animações e com a descoberta de novos vinhos graças aos diferentes especialistas franceses e portugueses.

Trata-se do 3° evento parisiense mais frequentado após a ‘Nuit Blanche’ e ‘Paris Plages’, e esperam-se mais de 500.000 visitantes parisienses ou turistas.

Exposições, concertos, desfiles e provas de novas especialidades atraem uma multidão cada vez mais densa, e este ano Portugal traz 5 regiões que irão promover as suas riquezas ali junto ao Sacré Coeur: Tâmega e Sousa, Trás-os-Montes, Coimbra, Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa.

Vinho Verde, azeites, queijos, charcutaria, sem esquecer as doçarias tradicionais, os presentes irão certamente deleitar-se com as iguarias portuguesas.

Como não podia deixar de ser, o fado também está associado ao evento através de um concerto inédito d’Além Fado, com a artista Lizzie e os músicos Nuno Estevens e Filipe de Sousa.

Ainda no âmbito musical, uma pequena intervenção da Tuna Académica de Penafiel virá completar esta presença portuguesa na capital francesa.

Como é habitual, vários artistas e personalidades francesas são vistos durante este evento. A atriz Sarah Biasini, filha de Romy Schneider, assim como o cantor Hugues Aufray, são os padrinhos desta edição 2017.

Quanto às vinhas de Montmartre, são propriedade da Mairie de Paris e estendem-se por cerca de 1.556 m2.