Portugal de Norte a Sul, pela EN2 de bicicleta – Etapa 0

A Estrada Nacional 2 (EN2) é conhecida como sendo a mais longa estrada que atravessa Portugal de Norte a Sul, a semelhança da Route 66 que atravessa os Estados Unidos da América num sentido perpendicular.

Pouco ou nada existe de escrito sobre a EN2. Segundo consta, os primeiros troços datam do Império Romano. Eram vias romanas que atravessavam a Lusitânia, para facilitar o trânsito do exército, de civis, de bens de comércio, com proveniência ou destino a Roma.

Com o passar do tempo, estas vias foram melhoradas e ligadas entre elas. Até ao final do séc. XIX, grande parte daquela que é hoje conhecida como EN2 já era Estrada Real, assumindo o nome de EN2 em 1944.

A EN2 é provavelmente a estrada mais emblemática de Portugal. Uma verdadeira rota turística que atravessa 11 distritos, 8 províncias, 4 serras, 11 rios e 32 concelhos, o que a torna uma rota incontornável para descobrir o interior do nosso país.

Resido França desde que integrei a equipa do renovado Escritório de Representação do Crédito Agrícola de Paris que abriu em 2014.

Como a maioria dos Portugueses residentes em França, tenho Portugal no coração, e por ser Algarvio com «uma costela» trasmontana, esta aventura quase assume uma dimensão pessoal.

Como aficionado do universo ciclista, e tendo as duas pontas da EN2 nos meus genes, não poderia existir melhor desafio do que ligar as minhas raízes por esta mítica estrada, de bicicleta.

Terei como companheiro de estrada o Carlos Silva, um amigo de longa data que reside em Portugal e que partilha o mesmo espírito de aventura. Se tudo correr como planeamos, percorreremos os 738,5 km da EN2 em 4 dias, iniciando a nossa viagem em Chaves no «quilómetro zero».

Através deste pequeno diário da nossa aventura, espero poder dar a conhecer algumas paisagens do nosso país aos leitores do LusoJornal.

A hora de partida está a aproximar-se e à medida que os preparativos avançam, o nervosismo começa a fazer sentir-se…

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]