Portugal em destaque na Fête des Vendanges de Montmartre

Portugal é o convidado de honra de um dos maiores eventos da capital francesa: a 84ª Fête des Vendages de Montmartre, a decorrer de 11 a 15 de outubro.

Os Vinhos Verdes ou de Trás-os-Montes, passando pelos vinhos da Bairrada e da Beira Interior, Alheira de Mirandela, Chouriço Transmontano e de Arganil, Chanfana, Leitão da Mealhada, Queijo da Serra ou da Beira Baixa, Azeite e Castanhas, mas também Pastéis de Tentúgal ou Mel da Serra da Lousã, do Marão, da Aboboreira ou do Montemuro estão em grande destaque em Paris.

Cinco regiões: Tâmega e Sousa, Trás-os-Montes, Coimbra, Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa participam nesta montra de tradições culinárias e vínicas que é esta festa do vinho na cidade luz.

A Mairie de Paris 18, organizadora do evento, acolheu com grande entusiasmo a ideia sugerida pela My Genuine Portugal, agência que se dedica à promoção de Portugal a nível internacional, e fez de Portugal o seu convidado de honra.

Todos os anos, na Butte Montmartre, a Festa das vindimas acolhe quase meio milhão de pessoas que podem escolher entre as atividades de uma programação variada: espetáculos, exposições, animações de rua e espaços de promoção de produtos regionais. A edição de 2017 será a da promoção da gastronomia e dos vinhos portugueses e constitui uma oportunidade única para os parisienses provarem e apreciarem as especialidades e a singularidade das diferentes regiões portuguesas ali presentes. «É uma honra imensa podermos dar a conhecer produtos de tanta qualidade aos franceses, grandes gastrónomos e amadores de vinhos», adianta Dina Carvalho Sanches, uma das mentoras do My Genuine Portugal que vive em Paris.

Junto à Basílica de Montmartre, no Parcours du Goût, estão instalados os stands portugueses, com 135 m2.

Este Percurso do Gosto é oportunidade para os produtores portugueses, provenientes destas cinco regiões, deixarem os Franceses apaixonados pela gastronomia nacional.

O destaque dado a Portugal não se esgota na gastronomia e nos vinhos, o programa de atividades paralelas servirá de palco ao Fado. A sala “Les Trois Baudets”, espaço mítico onde outrora se ouviu Jacques Brel, Serge Gainsbourg ou Georges Brassens, irá receber Lizzie e os seus músicos, Nuno Esteves e Filipe Sousa, apresentando “Além Fado”. Um espetáculo singular misturando poemas de ilustres autores franceses com música de Fado.

Antes do concerto e na mesma sala, o ‘rendez-vous’ está marcado para uma prova de vinhos portugueses harmonizados com especialidades típicas das cinco regiões presentes. Ana Sofia Oliveira, franco-portuguesa e consultora em marketing e comunicação de vinhos, a outra mentora do My Genuine Portugal a residir em Lisboa, aceitou o desafio de apresentar ‘os vinhos portugueses’ numa hora e meia a mais de 80 convidados franceses. «É um público curioso e interessado, muito conhecedor! Será extremamente rico poder trocar impressões com eles sobre a diversidade dos nossos vinhos», afirma Ana Sofia Oliveira.

No sábado, dia 14 de outubro, no Grande Desfile das Vindimas de Montmartre, participará a Tuna de estudantes Oportuna, que irá percorrer o caminho simbólico entre as vinhas de Montmartre e a Basílica de Sacré Coeur, um momento de forte mediatização em França.

Desde 1934, a Fête des Vendanges de Montmartre celebra cada ano em outubro, a chegada do vinho do Clos Montmartre. É o 3º evento parisiense mais frequentado depois da «Nuit Blanche» e de «Paris Plage», com mais de 500.000 visitantes esperados na Butte Montmartre durante os 5 dias do evento.

A agência My Genuine Portugal reúne duas lusodescendentes e amigas, Dina Carvalho Sanches e Ana Sofia Oliveira. A primeira nasceu em Portugal mas mudou-se para França aos três anos e continua a viver em Paris. A segunda nasceu em Paris e vive há 13 anos em Lisboa. Ambas colocam as suas experiências combinadas nas áreas da comunicação e do marketing em prol da promoção de Portugal. Temática que as reúne desde sempre com uma grande vontade comum de promover o que Portugal tem de melhor.