Portugal é país de honra no Festival des Cultures et Musiques du Monde de Créteil

A 7a edição do Festival des Cultures et Musiques du Monde de Créteil (94) terá lugar, este ano, de 12 a 19 de maio. Cada edição pretende dar destaque a uma região do mundo, como as Antilhas, Cordilheira dos Andes, países do Caúcaso e Irão, a Cabília, África, Índia e Indonésia, este ano o Festival será dedicado ao tema «Escale au Portugal».

O objetivo do Festival, segundo a organização, é o de tornar a cultura acessível ao maior número oferecendo uma programação ambiciosa e exigente, reunindo artistas confirmados e com potencialidades.

A originalidade do projeto reside na interação dos habitantes, dos atores socioculturais locais e dos artistas a partir de ações que favorizem o interesse pelas artes, as culturas e a expressão coletiva, através da criação de um espírito de encontro e de partilha entre artistas e habitantes.

O programa inclui iniciativas diárias em parceria com o Conservatório Marcel-Dadi de Créteil, a Maison de la Solidarité, a MPT des Bleuets-Jean Ferrat, a Mediateca Nelson Mandela, o Comité de geminação, a U.I.A., o Cinéma du Palais e a ADIAM94 (Association départementale d’information et d’actions musicales).

De salientar, durante toda a duração do Festival a exposição-leitura no Conservatório Marcel-Dadi de poemas de António Aleixo.

No sábado, dia 12 de maio, na Mediateca Nelson Mandela, foco sobre o fundo documentário à volta de Portugal com webdocs e realidade aumentada.

No domingo, dia 13, danças e cantos, nomeadamente com o grupo de Cante Alentejano de Paris.

No dia 14, concerto da fadista Tereza Carvalho no Conservatório Marcel-Dadi, às 20h00.

Dia 15, conferência sobre o fado de Jean-Luc Gonneau, às 19h00, no Conservatório Marcel-Dadi e no dia seguinte, concerto da cantora Bevinda na Mediateca Nelson Mandela, às 20h00.

Na sexta-feira, dia 18, às 20h00, no Cinéma du Palais, projeção do filme «Menina» de Cristina Pinheiro.

O festival encerra dia 19 de maio com um concerto de Dan Inger dos Santos, mas haverá ainda no sábado seguinte, dia 26 de maio, uma prolongação do Festival com a projeção do filme de José Vieira «Os imigrantes» e um concerto de fado com a cantora Tânia Raquel Caetano e os guitarristas Philippe de Sousa e Nuno Estevens.

www.ville-creteil.fr/PDF/PDF-actu/2018/escales-programme.pdf

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]