Portugal em contacto com França para acolher “rapidamente” 25 migrantes do ‘Ocean Viking’

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Portugal já está em contacto com as autoridades francesas para receber “rapidamente” 25 migrantes que estavam a bordo do navio ‘Ocean Viking’, resgatados no Mediterrâneo, anunciou o Governo português, defendendo um “compromisso muito sério” sobre a questão migratória.

“Nós estamos a trabalhar com as autoridades francesas no sentido de garantir que tudo se processe com a máxima rapidez. Há, obviamente, processos que têm que ser acautelados, há todo um trabalho de preparação e de acolhimento que está a ser feito pelas entidades com responsabilidade nessa matéria e, portanto, estou em crer que rapidamente conseguiremos receber e acolher estas 25 pessoas”, disse a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas no final de uma reunião extraordinária dos Ministros dos Assuntos Internos da União Europeia (UE) e do espaço Schengen, a responsável salientou a “postura perfeitamente solidária de Portugal com os países mais afetados por esta questão”.

“Assumimos o compromisso político de acolher 25 dos migrantes que estavam a bordo do navio ‘Ocean Viking’, em apoio às autoridades francesas e em estreita coordenação com estas autoridades”, elencou Patrícia Gaspar.

Nesta reunião extraordinária ficou assente, de acordo com a governante, “um compromisso muito sério no sentido de se trabalhar em conjunto para reagir e para se poder enfrentar este desafio das rotas migratórias”.

Os Ministros dos Assuntos Internos da UE e do espaço Schengen estiveram reunidos na semana passada, em Bruxelas, para debater a situação em todas as rotas migratórias para e dentro da Europa e medidas comuns a adotar.

A recente recusa do novo Governo italiano em acolher o navio humanitário ‘Ocean Viking’ da organização não-governamental (ONG) SOS Méditerranée, com mais de 200 migrantes resgatados no Mediterrâneo a bordo, voltou a abrir a discussão sobre as questões migratórias no seio da UE.

Os migrantes seriam posteriormente acolhidos em França, mas o caso do ‘Ocean Viking’ acabou por desencadear uma crise diplomática entre Paris e Roma, com as autoridades francesas a reclamarem iniciativas europeias para melhor controlo das fronteiras externas da UE.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]